Foram confirmados essa semana em Ouro Preto, dois casos da Monkeypox (varíola dos macacos). Os pacientes se encontram estáveis e não houve necessidade de internação.
A cidade possui um protocolo a ser seguido em caso de suspeita ou confirmação dos casos de Monkeypox. O secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, mais uma vez reforçou à população as necessidades de se cuidar e se proteger contra a varíola.
A Varíola dos macacos é uma doença de caráter viral. Por mais que possua este nome, ela não tem origem do animal, mas foi identificada pela primeira vez em um primata.
A transmissão ocorre principalmente por meio do contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou mucosas de animais infectados. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
O Ministério da Saúde determina que qualquer pessoa que apresentar início súbito de erupção cutânea em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia ou relato de febre, deve procurar uma unidade básica de saúde para o diagnóstico. Manter o distanciamento, o uso de máscaras e os cuidados com a higiene pessoal é essencial.