Pular para o conteúdo

SAAE inicia obras de instalação de reservatórios em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O principal objetivo é interligar os reservatórios da cidade, permitindo manter o sistema de pressão de água regularizado.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana – SAAE – iniciou as obras de instalação de seis reservatórios em pontos estratégicos da cidade. O primeiro deles vai ser construído no Bairro Rosário e terá uma capacidade de armazenamento de água de 500 metros cúbicos. A escolha desta comunidade para receber o primeiro reservatório foi a reposição de um outro demolido recentemente, sendo que ele vai integrar o Sistema de Abastecimento Sul (SAA). Mais quatro reservatórios, que vão ser interligados ao SAA Norte, serão instalados pelo SAAE de Mariana nas comunidades do Alto do Rosário, Loteamento Vila Real e Nossa Senhora Aparecida, com capacidade de receber até 1.000 metros cúbicos, e no Cruzeiro do Sul, com capacidade de 500 metros cúbicos de água.

Para a região do Cabanas, o sexto reservatório, será instalado no bairro Santa Rita de Cássia. Nele será possível o armazenamento de 1.000 metros cúbicos e reforçará o sistema de abastecimento desta região. O novo reservatório vai substituir o atual, pois o mesmo já apresenta sinais de degradação.

Além de melhorias no sistema de abastecimento de água da sede do município marianense, os novos reservatórios vão reduzir os custos operacionais do SAAE, conforme explica a engenheira Luciana Matos. “O principal objetivo é interligar os reservatórios da cidade, permitindo manter o sistema de pressão de água regularizado sem a dependência de sistemas de bombeamento. Com isso, evita-se o rompimento de redes e vazamentos de água, melhorando o abastecimento para a população local e reduzindo custos operacionais”, ressaltou a engenheira.

Apesar de todo esforço técnico e logístico alguns pontos da cidade já apresentam um colapso no abastecimento de água, pois o município de Mariana enfrenta, no momento, o período mais crítico de seca neste inverno.

O uso consciente da água e medidas simples para evitar os desperdícios contribuem muito para que este liquido precioso não falte nas torneiras dos marianenses. Levantamentos e estudos realizados por técnicos do SAAE de Mariana mostram que a demanda do uso de água no sistema público de abastecimento tem uma variação ao longo do dia, sendo que após às 19h o consumo diminui e volta a crescer a partir das 5h da manhã. Por isso é importante o uso racional da água, economizando hoje para não faltar amanhã.