Pular para o conteúdo

Folias de Reis das regiões de Mariana e Barra Longa são registradas em documentários

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os telões foram montados nos distritos e os moradores acompanharam os filmes que contam as histórias dos grupos de foliões.

Em Mariana as comunidades de Pedras e Barreto, e a cidade de Barra Longa, se reuniram para assistir os documentários que retratam a Folia de Reis nas localidades. Os telões foram montados nos distritos e os moradores acompanharam os filmes que contam as histórias dos grupos de foliões, as festividades populares e a retomada das atividades após o período de restrições devido à Covid-19. 

Em Pedras, a exibição foi realizada em frente à Capela de Santo Antônio e contou com a presença dos integrantes do grupo e de moradores da região. No telão, a comunidade assistiu a sua festividade tradicional, em atividade desde 1984.

Em Barreto, cerca de 100 moradores se reuniram no espaço em frente à Capela de Nossa Senhora do Pilar para assistir a dois documentários: um sobre Folia Velha e outro sobre a Folia Nova de Barreto. A divisão em dois grupos foi realizada para que pudessem difundir por um espaço mais amplo suas apresentações.Os documentários estão disponíveis no site da Fundação Renova.

Essa iniciativa tem o intuito de fortalecer os grupos de Folia de Reis fazem parte do Plano de Reparação das Referências Culturais. Conduzidas pela Fundação Renova, em cooperação com a UNESCO, as atividades tiveram origem no Projeto de Salvaguarda de Referências Culturais, elaborado a partir de um diagnóstico realizado junto às comunidades dos municípios mineiros de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.