Em Mariana as comunidades de Pedras e Barreto, e a cidade de Barra Longa, se reuniram para assistir os documentários que retratam a Folia de Reis nas localidades. Os telões foram montados nos distritos e os moradores acompanharam os filmes que contam as histórias dos grupos de foliões, as festividades populares e a retomada das atividades após o período de restrições devido à Covid-19.
Em Pedras, a exibição foi realizada em frente à Capela de Santo Antônio e contou com a presença dos integrantes do grupo e de moradores da região. No telão, a comunidade assistiu a sua festividade tradicional, em atividade desde 1984.
Em Barreto, cerca de 100 moradores se reuniram no espaço em frente à Capela de Nossa Senhora do Pilar para assistir a dois documentários: um sobre Folia Velha e outro sobre a Folia Nova de Barreto. A divisão em dois grupos foi realizada para que pudessem difundir por um espaço mais amplo suas apresentações.Os documentários estão disponíveis no site da Fundação Renova.
Essa iniciativa tem o intuito de fortalecer os grupos de Folia de Reis fazem parte do Plano de Reparação das Referências Culturais. Conduzidas pela Fundação Renova, em cooperação com a UNESCO, as atividades tiveram origem no Projeto de Salvaguarda de Referências Culturais, elaborado a partir de um diagnóstico realizado junto às comunidades dos municípios mineiros de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.