Pular para o conteúdo

Projeto “Férias com a Guarda” é realizado pela Prefeitura de Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Ação foi voltada para os filhos dos GCMs, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância das leis de trânsito.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social e da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nos dias 21 e 22 Julho as “Férias com a Guarda”. A ação foi voltada para os filhos dos GCMs, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância das leis de trânsito, os cuidados com o meio ambiente e o funcionamento da corporação para a manutenção da segurança em Mariana. 

            Através de atividades e brincadeiras dinâmicas, as crianças conheceram o local de trabalho dos pais e a importância das funções que eles exercem na sociedade. Essa iniciativa surgiu do setor educativo, de modo que, no período de férias escolares, os pequenos compreendessem sobre as maneiras de promover a segurança na cidade e posteriormente se tornarem agentes transformadores nas escolas que frequentam. 

            De acordo com o Guarda Municipal De Paula, as mudanças na sociedade iniciam dentro de casa. “A mudança inicia por meio das famílias, antes mesmo das escolas. Essa iniciativa começou esse ano e o intuito é estender para outros setores da prefeitura e demais instituições”, afirmou.

            No dia 21, as crianças visitaram os setores da Guarda Municipal, conheceram sobre o sistema de rádio utilizado pelos agentes e a central de monitoramento de segurança. Posteriormente, participaram da dinâmica da Transitolândia, com um tapete interativo, onde puderam utilizar a criatividade simulando que são condutores e aprendendo sobre as sinalizações e regras de trânsito. Ao fim do dia, receberam instruções sobre a proibição do uso de linhas cortantes em pipas e papagaios e finalizaram com sorteios,  brincadeiras e um piquenique.

            Já no segundo dia (22), o grupo realizou dinâmicas na Praça Gomes Freire (Jardim), onde fica situada a Secretaria de Defesa Social. No local, os pequenos receberam a visita dos mascotes da Guarda, Pascoal e Miroca. Além disso, os turistas e moradores que passaram no momento também interagiram durante as brincadeiras e não ficaram de fora da ação. Os participantes, além de muito conhecimento e diversão, receberam um certificado de participação.