Durante a 42ª Reunião Ordinária de 2022 foi amplamente discutida a questão da extensão da rede elétrica em Ouro Preto, sendo aprovados documentos solicitando informações, bem como efetivar a eletrificação em diversos pontos do município.
A Representação Nº 200/2022, de autoria do vereador Júlio Gori (PSC), encaminhada à Companhia Energética de Minas Gerais S.A (CEMIG) e a Ouro Preto Luz, com cópia a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, requer informações sobre o número total de solicitações de ampliação de redes de distribuição de energia, quantas solicitações foram realizadas para a sede e distritos, quais são os distritos e as localidades do município que apresentam maior demanda de extensão redes elétrica e se há o envolvimento efetivo do executivo visando agilizar o atendimento das demandas.
Segundo o vereador, o acesso à energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município, sendo necessário, portanto, executar a extensão da rede, principalmente nos distritos e localidades, de modo a fomentar o crescimento local. “Muita gente quer investir no município, mas não consegue devido a não ter capacidade elétrica, nos distritos ou até mesmo na sede, no caso dos trifásicos. E hoje, para a indústria funcionar, para ter crescimento, desenvolvimento, a gente precisa de trifásico”, disse.
Já a Representação Nº 199/2022, de autoria do vereador Matheus Pacheco (PV), solicita informações do andamento das obras de Extensão de Rede Elétrica na Rua Topázio, bairro Jardim Itacolomi, com cópia à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, direcionado ao setor de Eletrificação.
De acordo com o parlamentar, tendo em vista que já foi solicitado o comparecimento de representantes da CEMIG para fazer uso da Tribuna Livre a fim de prestar esclarecimentos à população sobre o andamento da obra, e que o Executivo sinalizou que está já está paga, é necessário saber quais são os impedimentos para o início das obras.