Pular para o conteúdo

Mariana cria o Programa de Educação Patrimonial com produções audiovisuais

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O material fará parte do acervo cultural da cidade e será distribuído para todas as escolas na rede pública municipal de ensino.

Agora, Mariana conta com uma produção de 24 capítulos em audiovisual abordando os temas principais da história e da cultura da cidade. O material fará parte do acervo cultural da cidade e será distribuído para todas as escolas na rede pública municipal de ensino. 

O projeto realizado pela Prefeitura de Mariana, por meio da secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer, busca fortalecer ações na comunidade sobre a educação patrimonial no município. Os capítulos passam por diferentes pontos da história da cidade, como os museus, as igrejas, as bandas e corporações musicais, os distritos e muito mais, sempre abordando a história e cultura local.

A história de Mariana, iniciada há mais de 300 anos, precisa ser reconhecida, valorizada e divulgada. Dessa maneira, o programa representa a oportunidade de alcance do conhecimento para além do ambiente escolar, possibilitando que os professores, alunos e comunidade sejam inseridos em lugares, histórias e tradições, fundamentais para a sua formação e para a continuidade da cultura local.

No material será exibido imagens de quase todo o acervo, provocando a valorização e preservação do Patrimônio Histórico Cultural e fortalecendo o sentimento de pertencimento à cidade através do conhecimento da história. Além disso, a proposta promove o turismo e economia em Mariana por meio de todas as suas potencialidades.

No canal do youtube, Mariana – Pronac, está disponível o Documentário: Mariana – “O Resgate da história e cultura” projeto, já concluído, que deu início ao Programa.