Pular para o conteúdo

Cerveja Ouropretana terá produção maturada na Mina Du Veloso em OP

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O lançamento da Cervejaria Ouropretana visa ampliar o olhar turístico sobre a cidade, com sua história minerária.

Uma parceria inédita entre a Ouropretana e a Mina Du Veloso, em Ouro Preto, fez nascer a nova produção da cervejaria: a Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina. A cerveja, que é dedicada especialmente à Mina, é parcialmente maturada nas galerias subterrâneas do local, onde se vê a engenhosidade africana no desbravamento dos interiores dos morros de Minas Gerais.

A proposta, além de ressaltar as linhas da apagada história dos africanos escravizados no desenvolvimento de técnicas minerárias, também contempla o interesse em armazenar a cerveja em um local que tem temperatura constante, em torno de 18ºC. “Ao incluir a Mina Du Veloso em uma das etapas de preparo da Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina, reforçamos o DNA da cidade na cerveja, servindo como vitrine para manter viva a história da inteligência africana na construção do Brasil”, destacou Leonardo Tropia, proprietário da Ouropretana.

A proposta central da Mina Du Veloso é apresentar o desenvolvimento de técnicas, práticas e modelos que possibilitaram a mineração do ouro e de outros minérios pelas mãos dos africanos, que possuíam conhecimentos específicos para tal. A preservação das lembranças do período do ouro coloca-se, também, como um polo para a ressignificação e valorização da contribuição africana para a cidade. “A Mina virou uma referência como centro de pesquisa, fomentando, inclusive, outras pessoas a pesquisarem”, pontua Douglas Aparecido, guia da Minas.

A Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina chega ao mercado oferecendo complexidade e suavidade na experiência sensorial. Sua intensidade de amargor figura em 19,5 na escala IBU, o que confere uma presença sutil, mas notável, do lúpulo na percepção de sabor. Com 4,5% de teor alcoólico, a Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina apresenta um perfil aromático predominante maltado, com aspectos de leveza e nuances herbais.