Pular para o conteúdo

Cadastro para castração gratuita permanece aberto na Arena Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

No castramóvel, a idade prioritária para a realização do procedimento é entre 6 meses e 6 anos de idade.

Uma das políticas públicas de fortalecimento da causa animal realizada pela prefeitura, é a castração gratuita de cães e gatos. Após o período de atividades no Distrito de Passagem de Mariana, o castramóvel está, agora, na sede do município. O equipamento realizará o cadastramento e atendimentos no estacionamento interno da Arena Mariana, por tempo indeterminado arte que todas as demandas sejam atendidas.

No castramóvel, a idade prioritária para a realização do procedimento é entre 6 meses e 6 anos de idade. Além disso, É chamada atenção para o caso de fêmeas, as quais as gatas podem ser castradas no cio, mas é recomendado que cadelas aguardem 20 dias após o início do período para a execução da operação. Caso estas tenham passado pelo ato de cruzamento, o processo pode ser realizado apenas no período máximo de 15 dias após. Também é necessário se atentar ao peso, pois, devido aos efeitos da anestesia, o castramóvel opta por não operar animais muito abaixo ou muito acima do peso, analisados por metodologia aplicada no local. Pelo mesmo motivo, raças braquicefálicas, que tem como característica o focinho retraído (pug, boxer, bulldog, malteses, shitsus, gatos persa dentre outros), não são operadas no veículo.

Em caso de infestação recente ou atual por ectoparasitos, principalmente carrapatos, devido ao risco de transmissão de doenças e capacidade de coagulação do sangue, podem passar pela operação apenas quando realizada avaliação prévia por hemograma ou exame equivalente para atestar a saúde para a segurança do animal. É aconselhável um exame pré-cirúrgico, que não é disponibilizado no castramóvel.

Para a realização do cadastro é necessário comparecer à Arena Mariana, de segunda a sexta-feira, de 07h às 16h, apresentando xerox do documento de identidade e comprovante de residência. Após o cadastro, é agendada a castração de acordo com a disponibilidade da operação.