Pular para o conteúdo

Mariana investe em profissionais para suprir a defasagem na aprendizagem

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A medida foi realizada para que o reforço trabalhasse com cada aluno sua individualidade.

Com o retorno das aulas presenciais, após um pouco mais de dois anos com as escolas fechadas devido a pandemia da Covid-19, a defasagem na aprendizagem de crianças e adolescentes foi uma realidade que preocupou a Secretaria de Educação do município de Mariana. Diante do obstáculo para dar continuidade ao ensino sem que os alunos ficassem prejudicados, a Prefeitura de Mariana contratou 44 Professores Recuperadores, profissionais da educação que foram capacitados para trabalharem de acordo com a necessidade de cada aluno, como um modelo de reforço escolar, no contraturno do ensino regular do estudante. 

Inicialmente, anterior à contratação, a Secretaria de Educação solicitou um diagnóstico às escolas municipais para verificar quais alunos haviam sofrido a defasagem na aprendizagem e deveriam participar do reforço escolar. Posteriormente, houve a busca ativa com as famílias e, em seguida, a intervenção presencial, que atualmente já ocorre nas escolas municipais. 

As escolas, após a seleção dos alunos que teriam a intervenção com os Professores Recuperadores, separou os estudantes em grupos reduzidos, de acordo com as dificuldades que compartilhavam. A medida foi realizada para que o reforço trabalhasse com cada aluno sua individualidade, diferente do ensino regular, que em uma turma extensa equipara o nível e ritmo de aprendizagem de todos os estudantes. Dessa forma, para atender a demanda de todos que necessitam do reforço, as aulas ocorrem duas vezes na semana para cada grupo. 

Roberta Rosália, uma das professoras contratadas para as aulas de reforço, atua na Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e conta como a medida está sendo importante: “Projeto muito rico. Além de preparar os profissionais, houve um curso com a gente e houve um alinhamento do regular com a gente também para trazer realmente a realidade dos alunos, para nos dar uma bagagem de como trabalhar. O suporte foi muito bacana, a sala especializada, conseguimos preparar um ambiente adequado para atuar com eles. Agora, sabemos que o desafio é grande, mas estamos aí para fazer o melhor para eles e para conseguirmos alcançar o resultado positivo”.