Pular para o conteúdo

Visita técnica é realizada em estrada pavimentada com rejeitos de minério

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A ação se desenvolve para ser um divisor de águas na economia da região, através de uma cultura cooperativista.

Após 10 meses da conclusão das obras de pavimentação e drenagem realizada na estrada que liga os distritos de Constantino, Goiabeiras e Cuiabá, representantes da Samarco, de instituições e das prefeituras de Mariana e Ouro Preto realizaram uma visita técnica ao local juntamente com imprensa onde o Jornal Ponto Final também esteve presente com o representante Eric Modesto.

O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) segue com suas atividades, a fim de expandir a economia para além da mineração. A iniciativa com a Samarco se iniciou em setembro de 2020, com representantes dos municípios de Ouro Preto e Mariana das três esferas: poder público, setor produtivo e sociedade civil onde busca incluir cada vez mais a população em seus projetos, para o desenvolvimento da economia local.

A  Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (ADESIAP) foi nomeada guardiã do projeto no município, sendo um dos eixos de mobilização e desenvolvimento do PADE que, junto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de Cultura e Turismo, Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) e Câmara de Dirigentes Lojistas, empreendedores dos municípios, dentre outras instituições, constroem novas alternativas para integrar e diversificar a economia local.

As intervenções alcançaram 11 quilômetros da área, mantendo o traçado original e as características do entorno. Além das mais de 500 famílias que residem nos distritos, as intervenções trouxeram melhorias, como a redução do tempo de viagem e mais segurança para a população que transita pelo local.       

A pavimentação foi executada a partir do reaproveitamento de rejeitos de minério. “A iniciativa proporciona o reaproveitamento do rejeito em grande quantidade, aumento de resistência, redução de poeira, elimina a geração de lamaçais e atoleiros nas estradas em período de chuva”, destacou o diretor- executivo da Ecomud, Vitor Hugo Ferreira dos Santos, ressaltando o diferencial do material utilizado nas obras, de baixo custo e capaz de preservar o aspecto natural do solo.     

 A startup Ecomud, apadrinhada pela Samarco no Desafio MinerALL, desenvolveu o projeto e foi a responsável pela execução dos trabalhos. A empresa utiliza rejeitos da Samarco como matéria-prima para a pavimentação. A iniciativa da Samarco é resultado de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi) e a Prefeitura de Mariana.      

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, Pedro César Nunes, lembrou que a previsão para utilização do material é uma das propostas do plano. “O rejeito de minério vem superando as nossas expectativas de qualidade e conservação das nossas estradas vicinais. Iniciaremos mais uma base no distrito que interliga os subdistritos de Mainart e Vargem”, disse Pedro Nunes.