Pular para o conteúdo

Projeto de Despoluição da Cachoeira do Brumado é iniciado no distrito

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O tratamento aproveita a ação de bactérias e outros microrganismos para limpar a água, por meio das instalações.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou no dia 11 de maio de 2022 o Projeto de Despoluição da Cachoeira do Brumado, que contará com a instalação de mini estações de tratamento de esgoto, indo do Subdistrito de Cafundão ao Distrito de Cachoeira do Brumado. A ação tem como objetivo cessar o lançamento de esgoto na cachoeira, proporcionando mais saúde e segurança aos moradores e turistas da região. 

Com um investimento de R$2.417.500,00, o projeto consiste na instalação de 500 fossas sépticas com biodigestores, que farão parte de um Sistema de Tratamento Biológico de Efluentes, em que os resultados da decomposição sejam facilmente coletados para descarte adequado. O tratamento aproveita a ação de bactérias e outros microrganismos para limpar a água, por meio das instalações.

Atualmente o projeto se encontra em fase de coleta de dados para cadastramento das residências e fabricação das primeiras 50 unidades a serem instaladas na região. Para a Presidente da Associação de Moradores do Distrito de Cachoeira do Brumado, Elaine Freitas, a intervenção é a realização de um sonho coletivo. “Descontaminar essa queda d’água é um sonho de muitos anos, pois a cachoeira é o lazer da nossa comunidade”, afirma a cidadã.

O curso d’água vem sendo monitorado através de análises periódicas procedidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  Devido a poluição, que resulta em um problema de saúde pública, a cachoeira se encontra interditada há mais de dez anos para utilização, já que os rejeitos tornaram o local um possível transmissor da doença esquistossomose. Sendo assim, a medida corretiva contemplará todas as famílias residentes à montante do curso d’água que deságua na cachoeira do Distrito, e proporcionará saúde e segurança aos moradores e turistas, que poderão visitar o local sem se preocupar. Reforçando que a liberação do local aos banhistas se dará de médio a longo prazo, mediante a constatação através dos resultados satisfatórios das análises de monitoramento, de forma a garantir a segurança dos marianenses e turistas que visitam a cachoeira, que é um dos cartões postais do município.