Pular para o conteúdo

Casarão Terezinha Dutra Gamarano é entregue à comunidade de Furquim

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A reforma foi realizada com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC) e com projetos da Prefeitura de Mariana.

A Secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer, entregou, no a reforma do Casarão Terezinha Dutra Gamarano, o antigo Casarão de Furquim, contemplando a Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição de Furquim. 

O imóvel que sede de uma das onze bandas civis do município, é um dos mais belos exemplares do Período Colonial Brasileiro, autêntico do século XVIII. A reforma foi realizada com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (FUMPAC) e com projetos da Prefeitura de Mariana. 

A restauração contou com um projeto arquitetônico em duas fases. A primeira foi focada nas estruturas que estavam mais deterioradas, como as paredes e o telhado. Já na segunda fase, a reforma passou pelo assoalho, janelas, construção de dois banheiros no primeiro andar e dois banheiros no segundo andar, cozinha, instalação elétrica e hidráulica, biodigestor para a captação do esgoto e por todo o acabamento da obra, como a pintura do imóvel. O nome dado ao Casarão de Furquim é uma homenagem para uma figura ilustre do Distrito: Terezinha Dutra Gamarano, nascida no dia 12 de junho de 1926 e natural da localidade, teve papel importante na Rede Educacional do município. A homenageada faleceu no dia 17 de julho de 1985, mas o seu legado permanece para toda a população. Assim como expresso por José Benedito, representante da comunidade de Furquim, “exemplo de educação, educava principalmente pelo exemplo. Música é educação, música é disciplina e dona Terezinha sempre se portou por esses dois”, destacou.