Pular para o conteúdo

Samarco realiza seminário orientativo sobre segurança das barragens 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Em Ponte do Gama, a comunidade soube mais sobre o andamento das obras de descaracterização da barragem e cava do Germano

A Samarco, em parceria com a Defesa Civil de Mariana, realizou um seminário orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) de Germano, tendo como público-alvo a comunidade de Ponte do Gama, localizada a cerca de cinco quilômetro do centro de Mariana.

O seminário ocorreu no Centro Comunitário e a iniciativa teve o objetivo de esclarecer o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e orientar para o caso de atuar em situações de emergência da estrutura, visando aumentar a capacidade de resposta na preservação da vida.  

De acordo com a especialista em riscos da Samarco, Melissa Manger, o seminário é uma oportunidade de dialogar e apresentar às comunidades a forma com que a empresa gerencia os processos de segurança geotécnica, e uma das bases para preparação dos simulados práticos de emergência. “É um passo importante para termos proximidade com a comunidade, um momento de diálogo para comunicar sobre as áreas de risco, esclarecer as dúvidas, informar sobre a rotas de fuga e pontos de encontro, além de orientar sobre como preservar a sinalização. Como próximo passo, estamos nos preparando para a realização de simulados práticos nas comunidades, previstos para ocorrerem ainda neste ano”, afirmou Melissa. O seminário orientativo foi realizado também no distrito de Camargos, no dia 14 de maio. O próximo encontro está previsto para o dia 26 de junho, na comunidade de Padre Fialho, no município de Matipó.    

Em Ponte do Gama, a comunidade soube mais sobre o andamento das obras de descaracterização da barragem e cava do Germano, uma forma de reintegrar as estruturas inativas ao meio ambiente. Em estágio avançado, as obras priorizam a qualidade, a conformidade ambiental e a segurança dos empregados (as) e contratados (as) e das comunidades que vivem no entorno.     

Nos últimos anos, a Samarco ampliou o Sistema Integrado de Segurança com o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), que monitora suas estruturas geotécnicas 24 horas por dia, sete dias por semana. O Centro conta com cerca de 1500 equipamentos de última geração, que transmitem os dados em tempo real para uma equipe especializada, formada por técnicos e engenheiros especialistas responsáveis por realizar inspeções visuais e interpretação sistemática dos resultados dos instrumentos automáticos e manuais. O monitoramento geotécnico é realizado de acordo com as principais práticas de segurança da engenharia e de forma integrada. As estruturas também são acompanhadas por auditorias independentes e possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE).