A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para criação do ProJovem, mostra seus frutos na realidade econômica e na vida dos integrantes do programa. Como maneira de inserção no mercado de trabalho, a iniciativa contempla jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que conseguem abraçar a oportunidade de trabalhar em empresas das mais variadas áreas.
Rafaela Gomes, tem 19 anos e foi contemplada pelo projeto em julho de 2021, em entrevista declarou que: “além de ajudar na liberdade financeira, o ProJovem foi um ponto de partida para desenvolvimento em várias áreas da minha vida. Graças ao programa agora estou na faculdade, cursando Administração, e a equipe do ProJovem tem parte fundamental nisso, já que me ajudaram em várias questões burocráticas. Uma oportunidade única para o início de uma nova vida”, ressaltou.
Pelo lado empresarial, também são destacados diversos benefícios, como afirma Mário de Oliveira, Coordenador de Relacionamento com o Cliente de uma das companhias inscritas no Projeto. “Além do ganho econômico, a empresa por ter um custo menor com o colaborador, também ganha mais tempo e liberdade para desenvolvê-lo e oferecer capacitações com uma efetividade maior”, ressaltou.
Iniciativas como o Projovem desenvolvem a economia em diversos aspectos. Os jovens conquistam sua liberdade financeira para realizar sonhos e dar suporte à família enquanto as empresas oferecem oportunidades de ingresso no mercado de trabalho com qualificações e bons treinamentos.