Pular para o conteúdo

Estação Ferroviária de Monsenhor Horta passa por restauração

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As intervenções são executadas pela Fundação Renova, em atendimento a uma condicionante ambiental determinada pelo Conselho de Patrimônio de Mariana (Compat).

Importante exemplar da arquitetura ferroviária mineira, a Estação Ferroviária de Monsenhor Horta, distrito de Mariana, está sendo restaurada. As intervenções, executadas pela Fundação Renova, permitirão a recuperação das instalações para que o espaço possa ser aproveitado pelo município. A conclusão das obras está prevista para janeiro de 2023.

A restauração do espaço, tombado pelo município e desativado desde a década de 1980, contará com a recuperação da cobertura com telhas cerâmicas, dos pisos e dos forros de madeira, portas e janelas da Estação Ferroviária também serão revitalizados, entre outras ações. A obra contempla, ainda, melhorias de acessibilidade, incluindo a construção de uma rampa de acesso.

A Estação foi construída no início do século 20 e inaugurada no ano de 1923, como parte do ramal de Ponte Nova (MG). A estrutura foi fundamental para o desenvolvimento econômico do distrito de Monsenhor Horta e de Mariana, permitindo o acesso dos moradores da região à capital do estado. Atualmente, o transporte de passageiros e cargas está desativado.

“O objetivo da restauração da Estação Ferroviária de Monsenhor Horta é garantir a integridade e preservação dessa edificação de grande importância histórica e cultural para o distrito, recuperando-o e possibilitando a reutilização desse equipamento pela comunidade e suas demandas atuais”, afirma Danielle Lima, especialista de licenciamento da Fundação Renova.

As intervenções são executadas pela Fundação Renova, em atendimento a uma condicionante ambiental determinada pelo Conselho de Patrimônio de Mariana (Compat) para compensar os impactos causados pela construção do reassentamento de Paracatu de Baixo.