Pular para o conteúdo

Conheça a importância do Registro de MEI para atuação de um negócio

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Para realizar o cadastro, é necessário realizar a inscrição no portal do Governo Federal.

De acordo com o SEBRAE, o Microempreendedor Individual é um profissional autônomo, que, quando realiza o cadastro, passa a ter CNPJ, possuindo assim facilidades na abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos semelhantes a uma pessoa jurídica. No município de Mariana, foi alcançada a marca de 3.514 registros até o final do mês de maio, sendo 48 apenas no ano de 2022.

Além dos aspectos anteriormente citados, possuir um MEI garante outros benefícios, como licença maternidade, contribuição e acionamento do INSS e a contratação de funcionários com registro CLT. Larissa Viana, proprietária da loja on-line Haus, em Mariana, declara que “o MEI é uma ‘mão na roda’ para quem está iniciando com o empreendedorismo, atualmente com o CPF eu também poderia fazer as minhas vendas, trabalhar, tirar nota fiscal, mas com o MEI tenho mais respaldo legal para prosseguir e até elevar a qualidade das minhas vendas, porque comecei com a revenda de produtos de uma marca renomada e só pude comprar os produtos para revender porque tinha um CNPJ, só com o CPF isso não seria possível, então foi mais um benefício em prol de possuir um MEI”, destacou.

Ao se registrar como MEI, um passo é dado para o sucesso do seu negócio, pois assim, o microempreendedor garante mais autonomia no desenvolvimento de empreendimentos, além de poder contar com serviços oferecidos gratuitamente para quem possui o registro. “Sei que se eu tiver alguma dificuldade, precisar de alguns serviços pontuais, posso procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico sem custo algum”, afirma Larissa a respeito do suporte oferecido na cidade de Mariana.

Para realizar o cadastro, é necessário realizar a inscrição no portal do Governo Federal. Para isso, é necessário ter em mãos documento de identidade, CPF, comprovante de residência e da empresa, título de eleitor e número da declaração de imposto de renda. No município, além dos serviços oferecidos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também contamos com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (ADESIAP) que, em sua nova sede, localizada na Rua Antônio Olinto, 123, Centro, presta serviços como consultorias para o microempreendedor.

Em caso de dúvida e para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do número: (31) 3558-2209.