Pular para o conteúdo

Cidades mineiras receberão verba para a tratamento de resíduos sólidos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Entregas marcam início da Semana do Meio Ambiente 2022; programação inclui atividades culturais, painéis técnicos e audiência pública.

Governo de Minas vai repassar, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o valor de R$ 3,2 milhões para quatro consórcios intermunicipais para gestão de resíduos sólidos, que contemplam 39 cidades mineiras. O objetivo do recurso é fomentar e fortalecer a destinação e o tratamento adequado de resíduos sólidos no estado.

Além disso, por meio de parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), outros R$ 98,4 milhões oriundos do termo de compensação com a mineradora Vale serão destinados a outros nove projetos, que atendem 105 municípios. Serão instaladas nove usinas de triagem mecanizadas, equipamentos que promovem a separação dos materiais recicláveis e sua correta destinação, prezando pela inclusão socioprodutiva de catadores no processo.

O investimento vai beneficiar 1,7 milhão de mineiros, além de possibilitar o processamento de 683,28 mil toneladas de lixo por ano, recuperando, por meio de reciclagem, compostagem e recuperação energética, cerca de 478,2 mil toneladas/ano. Desde o início da atual gestão o número de lixões em Minas foi reduzido de 260 para 209. Com a implantação do projeto, a expectativa é encerrar mais 76 lixões, sendo o maior encerramento simultâneo de lixões na história de Minas Gerais.

Os anúncios foram feitos na solenidade oficial de abertura da Semana do Meio Ambiente no Edifício Tiradentes, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, além do cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown, e outras autoridades. O governador destacou que a ação fortalece o desenvolvimento sustentável. “Com essa ação, vamos completar o ciclo completo da economia – redução, reutilização, recuperação e reciclagem – que é o que de fato precisa ser feito. Precisamos entender que estamos em um planeta que dificilmente vai se sustentar caso não haja mais ações desta natureza”, disse o governador.