Pular para o conteúdo

Projeto para jovens dos reassentamentos tem inscrições abertas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Iniciativa gratuita é voltada a pessoas com idade entre 18 e 29 anos; prazo para participar vai até 5 de junho.

Promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios é o objetivo do Projeto Brota!, iniciativa desenvolvida pela Fundação Renova, em parceria com IEBT Inovações, voltada para jovens dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana, e de Gesteira, em Barra Longa, além daqueles atendidos pelas modalidades de reassentamento familiar ou pecúnia em Mariana e Barra Longa. O projeto está com inscrições abertas até o dia 5 de junho.

O Brota! busca a reestruturação dos modos de vida das comunidades atingidas pela barragem de Fundão, por meio da retomada das atividades produtivas, para que os hábitos, relações e tradições dessas famílias sejam preservados nos novos distritos.

Para participar, os interessados devem ter idade entre 18 e 29 anos, pertencerem às comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Gesteira ou serem atendidos pelas modalidades de reassentamento familiar ou pecúnia. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Brota!. A divulgação dos 50 jovens selecionados será realizada nos dias 07 e 08 de junho no Instagram do projeto. 

A iniciativa de estimular o empreendedorismo nos reassentamentos surgiu a partir de uma pesquisa realizada com cerca de 50 jovens de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, realizada pela Fundação Renova em 2020. Os resultados confirmaram a vontade deles em empreender e apontou a oportunidade de desenvolvimento de comércios e serviços, como padaria e farmácia.  A partir disso, a Fundação promove iniciativas com esse ideal, por meio de parcerias com o Senai e o Instituto Criare.

Relacionada ao surgimento de algo novo, a palavra “brota” define o conceito da iniciativa: reunir jovens para fazerem brotar novas ideias, criando propostas inovadoras com potencial de transformar o futuro ou a realidade da nova comunidade. 

Para despertar nos jovens dos reassentamentos a cultura empreendedora, o projeto gratuito terá duração de sete meses e promoverá o desenvolvimento de novos negócios por meio de treinamentos coletivos, mentorias, consultorias, palestras, oficinas e worshops. Serão abordados temas como o empoderamento pessoal, liderança, motivação, comunicação assertiva e criatividade. O Brota! será híbrido, isto é, promoverá encontros on-line e presenciais.

Realizado em quatro etapas, o projeto disponibilizará assessoria aos jovens desde o surgimento das ideias até sua execução. Os participantes irão conhecer o que acontece no mercado, sendo apresentados a ferramentas e metodologias para a execução de suas ideias. Os jovens também terão a oportunidade de conhecer empreendedores e referências do ecossistema mineiro.

Ao final do projeto, três soluções inovadoras serão selecionadas e receberão acompanhamento e monitoramento. O objetivo é que esses jovens empreendedores estejam imersos em um constante fluxo de conhecimentos que os permita fazer, de forma estratégica, a gestão dos negócios e a aplicação dos valores alcançados com as ideias.