Pular para o conteúdo

Lançamento do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os "Encontros" são o tema do evento que vai acontecer de 1º a 17 de julho.

Há mais de cinco décadas os saberes e os fazeres da cultura brasileira e de diversas localidades do mundo são mobilizados anualmente para mostrar a sua potência, a sua alegria, as suas críticas e muito mais, no clima no Festival de Inverno. O evento que teve início em Ouro preto, logo se estendeu para Mariana e, posteriormente, para João Monlevade, além de ações semelhantes em outras localidades do país. Essa confluência multifacetada das diversas áreas da arte e de outras expressões culturais está prestes a acontecer de novo e com o mesmo compromisso social.

A Universidade Federal de Ouro Preto, junto com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, a Prefeitura Municipal de Mariana e a Prefeitura Municipal de João Monlevade, lançaram o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022. O tema escolhido é a simbologia do que propõe a própria ação, na busca da reunião, em poucos dias, de uma experiência única proporcionada pelas trocas, reflexões e aprendizados motivados pelos “Encontros”.

Esses encontros que são uma característica de brasilidade, sempre atraíram referenciais de diversas partes do mundo para trocas em nossos, distritos, bairros praças, ruas, casarios, bares, restaurantes. Estes dois últimos, em especial, despertam novas sensações com o tempero da gastronomia mineira e o sabor de nossas bebidas. Depois de dois anos de grande isolamento, a vontade de voltar a participar das atividades coletivas ganha ares ainda mais intensos nos anseios de respirar a arte a cultura em sua melhor expressão. Tudo isso, com atenção ao cuidado individual, com a busca de amenização dos problemas causados durante a pandemia e com a valorização recorrente das manifestações culturais locais, volta a ser atração central no Festival de Inverno de 1º a 17 de julho deste ano.

A parceria da Universidade com as três prefeituras é o reconhecimento dessa união em nome de tornar possíveis momentos que vão muito além do entretenimento. São oportunidades de vivências que permitem que as pessoas possam traçar novas perspectivas e alimentar a esperança de que novos cenários são possíveis. O Lançamento e entrevista coletiva do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022 está previsto para o dia 10 de junho de 2022, às 10h, no Cine Vila Rica, em funcionamento no Anexo do Museu da Inconfidência, Praça Tiradentes, Ouro Preto (MG)