Pular para o conteúdo

Cemig lança livro que traz registro inédito de quilombolas de todo o estado

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Publicação é fruto de trabalho para orientação das comunidades sobre o uso eficiente e seguro da energia: o projeto Cemig no Campo.

Um trabalho inédito de documentação em texto e fotos das comunidades remanescentes quilombos de Minas Gerais será lançado no Sempre um Papo. O livro “Quilombolas” é resultante do projeto Cemig no Campo, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da companhia, regulado pela Aneel, com o objetivo de levar energia e conhecimento para famílias que vivem em comunidades quilombolas e indígenas em todo o estado.

Durante o lançamento, o jornalista Afonso Borges, idealizador do projeto Sempre Um Papo, irá entrevistar duas pessoas que tiveram participação direta no Cemig no Campo, a educadora Tayná Rodrigues do Rosário, nascida e criada em um quilombola do município de São Francisco, no Norte de Minas, e Cássio Adriano Garcia, que atualmente também integra o Comitê de Diversidade da companhia.

Comunidades tradicionais, como os quilombolas, são responsáveis pela preservação de saberes culturais ligados à terra e às tradições desses povos dos quais são remanescentes. Porém essas famílias dependem dos recursos tecnológicos, como a energia elétrica, para sua sobrevivência, na educação e nas atividades econômicas. Para isso, o projeto Cemig no Campo visitou as comunidades, orientando os moradores quanto ao uso eficiente e seguro da energia elétrica. Além disso, foram substituídas lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED e foram realizadas trocas de chuveiros e geladeiras e palestras que abordaram as temáticas de eficiência energética, produção e agricultura familiar e saneamento no ambiente rural.

Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a inciativa tem o propósito de expandir as ações já realizadas pela companhia, proporcionando sustentabilidade também a grupos sociais que atuam na preservação de uma riqueza cultural histórica. “Levar eficiência energética a comunidades que têm uma ligação forte com o meio ambiente é um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de transmitir tecnologias que contribuem para a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Queiroz.

Nessas comunidades, as equipes tiveram a oportunidade de conhecer de perto e de conversar com seus moradores. O jornalista Bernardino Furtado e o fotógrafo Marcelo Sant’anna registraram os momentos mais significativos desses encontros, para documentação e comprovação das atividades realizadas e, agora, esses registros chegam ao conhecimento público de todos os interessados como um importante documento das comunidades tradicionais de Minas Gerais.  O livro “Quilombolas” traz uma grande riqueza de informações sobre a vida desses moradores, que a Cemig decidiu disponibilizar ao público na forma de registros e dados sobre as comunidades atendidas. Com o lançamento, os leitores poderão conhecer, nas páginas do livro, amplamente ilustradas com fotos e testemunhos colhidos, lugares e histórias fascinantes que fazem parte do cotidiano de seus moradores.