Pular para o conteúdo

Vereadores aprovam documentos em prol da causa animal no município

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Foram aprovados documentos estabelecendo medidas para o fomento à causa animal em Ouro Preto.

O Projeto de Lei Nº 406/2022, de autoria do vereador Mercinho (MDB), dispõe sobre a implantação de cemitérios e crematórios de animais domésticos de pequeno e médio porte. Conforme o documento, considerando que até então não há legislação que trate sobre o assunto, é necessário criar maneiras legais, de modo a garantir o respeito e cuidado, bem como o controle sanitário e de zoonoses no município.

Dessa forma, fica definido que os locais de sepultamento e cremação serão licenciados pelo Executivo Municipal, sendo também responsabilidade deste providenciar os mesmos serviços para os animais cujos proprietários, comprovadamente, não tenham condições de arcar com as despesas. Para o parlamentar, a medida é uma demanda de ONG’s do município. “Fomos procurados por representantes de ONG’s para a criação desse Projeto. Debatemos muito e vimos a viabilidade de enviar esse documento. Esse é um PLO de grande importância, que vai trazer muitos benefícios para o município”, apontou.

Já a Indicação Nº 164/2022, de autoria da vereadora Lilian França (PDT) e encaminhada ao prefeito municipal, solicita parcerias do Executivo com clínicas veterinárias para o atendimento a animais vítimas de abandono ou acidentes. Segundo a vereadora, considerando as dificuldades socioeconômicas da população, é necessário que o poder público estabeleça um apoio no atendimento à saúde e bem-estar animal, de modo a diminuir o sofrimento de muitos animais e confortar a população carente. “O número de animais que precisam da ajuda do poder público está aumentando. A gente precisa que a prefeitura tenha esse atendimento e faça esse convênio com as clínicas veterinárias”, destacou.