Pular para o conteúdo

FAOP marca presença na 20° Semana Nacional de Museus

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os inscritos foram apresentados a um panorama geral que possibilitou, por exemplo, auxiliar equipes que atuam com a preservação de obras de arte.

A Fundação de Arte de Ouro Preto| FAOP participa da programação da 20° Semana Nacional de Museus, em Belo Horizonte. A restauradora e coordenadora do  Laboratório de Conservação e Restauro Jair Afonso Inácio(LABCOR), Bianca Monticelli, ministra, no Dia Internacional dos Museus, a oficina “Acondicionamento e Embalagem de Acervo”, promovida pelo Museu Mineiro.  

A oficina presencial e gratuita, com vagas esgotadas, aconteceu na última quarta-feira (18/05). O objetivo da atividade é, a partir da junção de teoria e prática, direcionar os participantes para atuar na identificação dos problemas relacionados à preservação de acervos e para realizar procedimentos preventivos e curativos básicos nas obras.  

Os inscritos foram apresentados a um panorama geral que possibilitou, por exemplo, auxiliar equipes que atuam com a preservação de obras de arte e acervos culturais nos suportes em papel, madeira e tela. 

A oficina foi apresentada para quem deseja se capacitar na área ou que já lida diretamente com acervo, como estudantes e profissionais da conservação e restauração, artistas, colecionadores, profissionais de entidades museológicas ou que tenha acervos de obras de arte, paróquias, e zeladores de igrejas. 

Bianca contou que a oficina também é uma forma de evidenciar a importância dos cuidados e da formação adequada para lidar com acervos de todo o tipo. Além disso, chamou atenção para a necessidade de uma boa gestão de acervos e para a questão do acondicionamento, isto é, o modo de armazenamento e as condições físicas do local. “Grande parte das obras que entram para restauro no Labcor, apresentam problemas devido ao mau acondicionamento. De nada vale uma obra passar pelo processo do restauro e ser mal acondicionada, pois com o tempo diversas patologias podem aparecer. Esses cuidados incluem o uso de materiais corretos, local e iluminação adequados. E, principalmente, o manuseio específico de cada tipo de obra”, relata a restauradora.