Pular para o conteúdo

Dia da Luta Antimanicomial é marcado por Seminário de direitos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Todos os cidadãos têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além de receber cuidado e tratamento.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de Cultura, realizou na última quarta-feira (18), o VII Seminário de Saúde Mental, com o tema: “Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, é liberdade, poesia”. A ação acontecerá no Cineteatro Municipal (antigo SESI).

O evento tinha como programação o diálogo com a comunidade sobre desinstitucionalização da loucura. O momento aconteceu em prol do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um marco no cuidado em liberdade às pessoas com sofrimento mental e na garantia de direitos fundamentais.

Após a palestra, houve, na Praça Gomes Freire, apresentações, show de talentos com os usuários, Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PIC’s) e, em seguida, o cortejo seguiu até o Centro de Atenção Psicossocial I, para encerrar as atividades do dia em prol da data comemorativa.

O Movimento da Luta Antimanicomial visa buscar os direitos das pessoas com sofrimento mental. A partir disso, esse combate às ideias que as pessoas com transtornos mentais devem ser isoladas e coagidas a tratamentos que ferem os direitos humanos. Todos os cidadãos têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além de receber cuidado e tratamento sem que, para isso, tenham que abrir mão de seu lugar como cidadãos.