Pular para o conteúdo

Butantan estuda ‘isolamento na pandemia’ como hipótese para hepatite misteriosa

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Documento do Ministério da Saúde direcionado aos profissionais de saúde aponta quatro possíveis hipóteses para surgimento da doença que afeta crianças de até 16 anos.

hepatite severa e aguda que tem afetado crianças de 1 mês a 16 anos em todo mundo, com oito casos suspeitos em Minas Gerais, tem desafiado a comunidade científica. O Instituto Butantan traçou quatro possíveis causas para a doença misteriosa. Isolamento prolongado em função das medidas de prevenção à Covid-19 é uma das hipóteses, mas nada foi efetivamente confirmado. 

Segundo documento do Ministério da Saúde voltado para orientar profissionais de saúde em todo país, que a reportagem teve acesso, o isolamento na pandemia poderia ter alterado a imunidade das crianças, uma vez que “o confinamento foi uma mudança dramática e enorme no comportamento da sociedade, as crianças não tiveram exposição habitual a esses vírus durante a pandemia da covid-19” e, por isso, “podem estar apresentando respostas imunes graves e considerando os resultados laboratoriais neste inverno vimos aumento em toda a gama de vírus incluindo adenovírus”, explica.

Para o infectologista Marcelo Otsuka, essa teoria não pode ser descartada de imediato, mas é preciso fazer algumas ressalvas. “As crianças de fato não tiveram contato com os vírus que tradicionalmente circulam e por conta desse não contato pode ocorrer uma resposta exacerbada do organismo à doença. Mas, se pensarmos que o adenovírus pode ser um dos agentes relacionados a essa hepatite, temos que levar em conta que não houve redução da circulação de adenovírus nesse período de isolamento. Tivemos redução da circulação de outros, como o de influenza”, diz.  

A outra hipótese levantada pelo Butantan é a de que a doença estaria de fato relacionada ao adenovírus.  O ministério da saúde cita o virologista da Universidade de Bristol, David Matthews, que explica que o vírus, normalmente associado a doenças sem grandes complicações, pode ter mudado ou algo acontecido com os pacientes. Por essa razão, a resposta dos organismos ao vírus teria se concentrado no fígado e não no trato respiratório como é o comum. 

Outra possível explicação para o surgimento da hepatite misteriosa é a de a doença ser uma possível sequela pós-covid, mas o próprio Ministério da Saúde pondera que “não existem evidências, nem informações de uma nova variante que pode ser a causa específica”. 

Para Otsuka, a ligação com a Covid-19 é algo que precisa ser melhor estudado. Ele lembra que foram registrados casos da chamada Síndrome Inflamatória Multissêmica Pediátrica em crianças que tiveram coronavírus e que a hepatite misteriosa também pode ser uma resposta imunológica do organismo das crianças à Covid, da mesma forma. “

Ainda com base nos estudos do Butantan, o ministério alerta que uma hipótese para o avanço da doença seria a presença de toxina no ambiente ou nos alimentos. A agência de saúde do Reino Unido (UKHSA) já realiza estudos epidemiológicos que envolvem a avaliação do ambiente, demografia e ingestão alimentar das crianças e, até o momento, não existem evidências para o desfecho.

Em nota o Ministério da Saúde disse que já foi notificado de 51 casos da doença, sendo que 47 estão sendo monitorados e quatro foram descartados. Até a manhã de terça-feira (17), nenhum caso foi confirmado no país. “A pasta instalou uma Sala de Situação para monitorar e acompanhar os casos no Brasil. A iniciativa tem como objetivo apoiar as investigações, bem como o levantamento de evidências para identificar as possíveis causas. A sala conta com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e outros especialistas”, diz o ministério.

A secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou ter sido notificada por oito casos suspeitos no Estado, sendo que três foram descartados e cinco seguem em investigação. Os casos em investigação foram notificados em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Montes Claros. Os casos descartados foram notificados em Montes Claros e Divinópolis. Os principais sintomas relatados foram dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas.