Pular para o conteúdo

Para combater a desinformação TSE e Telegram oficializam acordo

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O acordo tem validade até 31 de dezembro deste ano. Nele, é prevista a criação de um canal oficial do TSE na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições.

Foto: Diário de Pernambuco

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o aplicativo de mensagens Telegram oficializaram o acordo de colaboração para enfrentamento da desinformação contra as eleições. O documento foi assinado nesta segunda-feira (16) e divulgado hoje pelo TSE.

O acordo tem validade até 31 de dezembro deste ano. Nele, é prevista a criação de um canal oficial do TSE na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições.

Além disso, o Telegram deve desenvolver um robô para tirar dúvidas de eleitores e criar uma nova funcionalidade que marque os conteúdos “desinformativos”. 

Também será disponibilizado um canal extrajudicial para que o TSE faça denúncias na plataforma. Quando houver denúncias, o Telegram vai abrir investigação interna para verificar se os canais indicados violaram os termos de serviço e políticas da plataforma. 

A plataforma se comprometeu ainda a apoiar o tribunal na divulgação do canal para todos os usuários no país. 

O acordo é mútuo. O TSE se comprometeu a fornecer informações e relatórios sobre o desenvolvimento das eleições que possam ser importantes para que o Telegram desenvolva políticas internas e melhores práticas.

termo de adesão ao programa do TSE foi assinado em março, após diversas tentativas de contato e decisão judicial que quase bloqueou o aplicativo em todo o país.

Lançado em agosto de 2019, o programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE virou permanente em 2021. Desde então, a Justiça Eleitoral tem firmado diversas parcerias com as principais redes sociais e plataformas digitais.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/judiciario/tse-e-telegram-oficializam-acordo-para-combater-a-desinformacao-1.2669982

.

Foto: Diário de Pernambuco