Pular para o conteúdo

Estudo diz que poluição provocou nove milhões de mortes no mundo em 2019

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (18) pela revista Lancet, um número que é agravado pela má qualidade do ar e pela presença de poluentes químicos.

Foto: Blog Correio Braziliense

A poluição foi responsável pela morte prematura de nove milhões de pessoas em 2019, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (18) pela revista Lancet, um número que é agravado pela má qualidade do ar e pela presença de poluentes químicos.

Quatro anos depois de um primeiro relatório, a situação não melhorou: quase uma a cada seis mortes prematuras no mundo está associada à poluição, destaca a Comissão obre Poluição e Saúde da Lancet.

A poluição e os resíduos expelidos no ar, na água e no solo geralmente não matam diretamente, mas provocam graves doenças cardíacas, câncer, problemas respiratórios e diarreia aguda.

“Os efeitos sobre a saúde são enormes e os países de renda baixa e média são os mais afetados”, resume o principal ator do estudo e codiretor da comissão, Richard Fuller.

São responsáveis por 92% destas mortes e pela maior parte das perdas econômicas.

“O impacto da poluição sobre a saúde continua sendo muito maior que o da guerra, do terrorismo, da malária, HIV, tuberculose, drogas e álcool. O número de mortes causadas pela poluição rivaliza com as provocadas pelo tabaco”, afirmou.

Em 2019, 6,7 milhões de mortes prematuras são atribuíveis à poluição do ar, 1,4 milhão à poluição da água e 900 mil à intoxicação por chumbo.

“O fato de que a situação do chumbo está piorando, em particular nos países mais pobres, e acelera em termos de número de mortes, é terrível”, declarou Fuller à AFP. (AFP)

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/mundo/poluicao-provocou-nove-milhoes-de-mortes-no-mundo-em-2019-diz-estudo-1.2670123

. Foto: Blog Correio Braziliense