Pular para o conteúdo

Dos pontos necessários para voltar à Série A Cruzeiro já conquistou 25%

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As estatísticas são as mesmas projetadas pelo também matemático Moacir Martinez. Para ele, com 64 pontos, o Cruzeiro sobe, mas, para se garantir na Série A com mais segurança, a equipe deve conquistar 66 pontos

Foto: JC Online

Nos últimos anos, a torcida cruzeirense nunca esteve tão empolgada com o time. E não é para menos. Diferente dos últimos anos em que a Raposa disputou a Série B, a possibilidade do retorno à elite do futebol nacional não era tão clara. Com a vitória diante do Náutico por 1 a 0, no último domingo, que garantiu a liderança da Segundona, o Cruzeiro conquistou, de acordo com projeções matemáticas, ao menos 25% dos pontos necessários para voltar à Série A. 

Com atuais 16 pontos na tabela da Série B, e considerando que  Coritiba e Avaí (3º e 4º colocados na Segundona em 2021, respectivamente) garantiram o acesso com 64 pontos, a China Azul já começa a fazer as contas para subir, ainda que Cruzeiro tenha jogado apenas sete rodadas.

Conforme  o site probabilidades do futebol, criado por um grupo do departamento de matemática da UFMG, com a atual campanha que desenvolveu até aqui na divisão de acesso ( 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota), o Cruzeiro tem 61% de chance de voltar à Série A. O Sport, segundo colocado na tabela com 14 pontos, tem 49,4%, e o Bahia, o terceiro, com 13 pontos, 38,6%. 

“Neste ano, a gente projeta que as probabilidades de um time subir para a Série A não devem variar muito, com 64, 63 pontos, mas vale lembrar que existem outros fatores que podem influenciar nesse resultado. Mas, partindo da premissa, que essa é a pontuação esperada, então o Cruzeiro já fez 25% da pontuação esperada para o acesso à Série A”, explica o professor Glicone Nonato, do departamento de matemática da UFMG.

“Com o desempenho do Cruzeiro neste ano ele tem tudo não só para subir como para ser campeão da Série B neste ano”, complementa Nonato. 

As estatísticas são as mesmas projetadas pelo também matemático Moacir Martinez. Para ele, com 64 pontos, o Cruzeiro sobe, mas, para se garantir na Série A com mais segurança, a equipe deve conquistar 66 pontos. “Essa pontuação, 64, dá, mas temos que levar em consideração que, nesta temporada, a Série B tem mais times de Série A, como Sport, Grêmio e até a própria Chapecoense, que são adversários difíceis na disputa direta e também acirram a briga por uma das quatro vagas”, explicou. 

Martinez explica ainda que, para conquistar o acesso, a cada três jogos, o time precisa fazer ao menos seis pontos. “Temos que considerar que a Série B ainda não teve nem 20% das partidas disputadas, então, esses números ainda podem variar muito ao longo da disputa”, frisou. “Mas, com os atuais 16 pontos, o Cruzeiro tem até uma folga”, reforçou.

E, para alcançar tal meta, o Cruzeiro tem sido empurrado pela torcida nas últimas partidas. Em campo, a mentalidade é que cada jogo da Série B deve ser considerado como uma final, discurso reberverado por jogadores e pelo próprio treinador Paulo Pezzolano. 

Com uma média superior a 18 mil torcedores por partida, a expectativa é, inclusive, de Mineirão cheio na próxima “final” diante do Sampaio Corrêa, às 11h, no  próximo domingo. Pelas redes socais, a China Azul já se mobiliza para levar 60 mil pessoas ao Gigante da Pampulha, lotando o estádio, como fez no Independência nos últimos jogos da Raposa por lá. 

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/superfc/cruzeiro/cruzeiro-ja-conquistou-25-dos-pontos-necessarios-para-voltar-a-serie-a-1.2669045

.

Foto: JC Online