Pular para o conteúdo

Vacinação contra Brucelose é iniciada em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A Brucelose pode passar do animal para o ser humano, provocando sintomas como febre, ou até mesmo levar o indivíduo a óbito.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, iniciou a primeira Campanha de Vacinação do ano contra a Brucelose em Bezerras de três a oito meses de idade. 

A campanha é promovida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pelo acompanhamento das campanhas contra brucelose em Minas Gerais, e tem como prazo para vacinação até o dia 30 de junho. A ação faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

A doença é causada pela bactéria Brucella abortus e pode ocasionar o aborto em Vacas no final da gestação ou no nascimento de Bezerros fracos, causando prejuízo à produção do rebanho. Além disso, a Brucelose pode passar do animal para o ser humano, provocando sintomas como febre, cansaço, dor de cabeça, fraqueza ou até mesmo levar o indivíduo a óbito.

Para solicitar a vacina, o produtor  deve entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, informando qual o melhor dia e horário para a vacinação, o endereço da propriedade e um telefone de contato. 

A Secretaria fica localizada no Centro de Convenções, na Av. Getúlio Vargas, 110, Centro. Para mais informações, ligue: (31) 3558-4173.