Pular para o conteúdo

Transporte de professores de Monsenhor Horta é cobrado na Câmara

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

De acordo com o diretor da escola, muitos já informaram que sem o transporte não há como lecionar para os alunos de Monsenhor Horta.

O transporte para professores da Escola Estadual de Monsenhor Horta foi tema de debate na reunião ordinária da Câmara de Mariana nesta segunda-feira (09). Os parlamentares cobraram uma solução imediata para esse impasse, uma vez que os professores da rede estadual de ensino não podem mais utilizar o transporte que a Secretaria Municipal de Educação oferece aos alunos e educadores da rede municipal, por motivo de lei.

Atendendo à solicitação do vereador Marcelo Macedo (MDB), o diretor da escola, Marco Antônio, utilizou a Tribuna Livre para relatar as dificuldades que esses profissionais estão passando para chegar até a instituição de ensino. De acordo com o diretor, muitos já informaram que sem o transporte não há como lecionar para os alunos de Monsenhor Horta. “Já tive que assumir duas turmas no dia de hoje por falta de professores. Muitos me disseram que vão abrir mão do cargo no Estado porque não têm como vir dar aula em nossa escola”, informou o diretor.

Para o vereador Marcelo Macedo a solução desse impasse seria a liberação, por parte da Secretaria Municipal de Educação, para que esses profissionais possam utilizar uma van que atende a escola da comunidade de Campinas. “Fui informado que esse veículo sai de Mariana com apenas um passageiro e que vai assim até Monsenhor Horta. Esse problema está fácil de resolver. É só autorizar que os professores da escola estadual utilizem essa van”, pediu Macedo.

A secretária de Educação de Mariana, Carlene Almeida, participou da reunião e explicou que o veículo destacado pelo vereador também atende outros profissionais da rede municipal de ensino. A secretária ressaltou que o problema do transporte dos professores da escola estadual de Monsenhor Horta tem sido tratado com muito respeito e empenho de todos, porém a Secretaria Municipal de Educação esbarra em leis que impedem, neste momento, de viabilizar o apoio que os professores merecem. “Já analisamos diversas situações mas até o momento não temos como solucionar esse problema. Sabemos da importância desse transporte e que a falta dele vai acarretar dificuldades para esta importante comunidade, mas temos que cumprir leis”, enfatizou a secretária.

Foi agendada uma reunião entre a direção da Escola Estadual de Monsenhor Horta, Prefeitura de Mariana e Câmara Municipal para esta semana. O presidente do Legislativo, vereador Ronaldo Bento (PSB), também nomeou uma comissão especial composta pelos vereadores Marcelo Macedo, José Antunes “Zezinho Salete” (MDB) e Sônia Azzi (DEM) para acompanhar esse caso junto à Comissão Permanente de Educação da Câmara, formada pelo vereador Maurício da Saúde (AVANTE), Edson Agostinho “Leitão” (CIDADANIA) e Ricardo Miranda (REPUBLICANOS).