Pular para o conteúdo

Termina em 31 de maio prazo para vacinação contra Febre Aftosa

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O produtor deve pegar a carta de vacinação no Sindicato dos Produtores Rurais e adquirir a vacina em lojas de veterinária.

Com base na solicitação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Secretaria de Desenvolvimento Rural, faz alerta aos Produtores Rurais para providenciarem a vacina contra Febre Aftosa, até o dia 31 de maio. O produtor deve pegar a carta de vacinação no Sindicato dos Produtores Rurais (Rua Luiz Antônio Bastos, 45, Centro) e adquirir a vacina em lojas de veterinária. 

A vacinação deve ser aplicada em Bovinos e Bubalinos, de 0 a 24 meses de idade, até o último dia do mês de maio, e a declaração da vacinação deve ser realizada até o dia 10 de junho, podendo ser enviada por e-mail, entregue presencialmente no Sindicato, por Formulário Eletrônico ou pelo Portal do Produtor, sempre portando a nota fiscal da compra da vacina. 

A Febre Aftosa é causada pelo vírus da família Picornaviridae, gênero Aphtovirus, altamente transmissível. De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), sua facilidade de disseminação aumenta a gravidade da doença, embora a taxa de mortalidade seja baixa, principalmente em animais adultos.

O vírus se hospeda principalmente em animais de produção, como Bovinos, Suínos e Bubalinos e pode ser transmitido por vias diretas ou indiretas, por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas, localizando-se nas secreções e excreções do animal infectado. Em bovinos os sinais clínicos costumam ficar visíveis rapidamente, sendo, entre eles: febre alta, perda de peso, diminuição na produção de leite, prostração e aparecimento de vesículas no corpo. Em adultos a recuperação pode se dar em torno de duas a três semanas.