Pular para o conteúdo

Resgaste de animais vítimas de desastres é tema da reunião de Comissão

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Uma das experiências mais impactantes relatadas foi a atuação do grupo na tragédia da cidade de Brumadinho.

Durante a reunião da Comissão Permanente de Proteção e Defesa do Animal da Câmara de Mariana realizada no último dia 9, os vereadores debateram sobre o resgate de animais vítimas de desastres, naturais ou não. Na oportunidade, os parlamentares conheceram o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Resgate Animal, que surgiu de um projeto de extensão em uma instituição de ensino superior na capital mineira.

A médica veterinária Letícia Fernandes, representando o Grupo de Resgate Animal, disse que a entidade nasceu a partir da percepção de não haver uma equipe especializada para o resgate e suporte aos animais vítimas desses desastres. “A princípio o nosso grupo surgiu para animais que precisavam de socorro e de atendimento pré-hospitalar veterinário em situações e ambientes desastrosos”, explicou a médica.

Uma das experiências mais impactantes relatadas pela médica veterinária foi a atuação do grupo na tragédia da cidade de Brumadinho, quando em janeiro de 2019, uma barragem da mineradora Vale rompeu, deixando um rastro de destruição e morte. “Nós tivemos que ir para lá às pressas. Não tínhamos uma equipe especializada treinada para esse tipo de situação. A gente precisou aprender enquanto ajudávamos a salvar os animais”, lembrou Letícia.

A vereador Sônia Azzi (DEM) destacou o brilhante trabalho do Grupo de Resgate Animal de Belo Horizonte. A parlamentar salientou ainda que é preciso ações mais contundentes de conscientização das pessoas sobre a importância de se socorrer um animal ferido em uma rodovia ou rua de Mariana. “No Brasil, a cada um segundo, são atropelados cerca de 17 animais. As pessoas precisam ter mais responsabilidade no cuidado com os animais que estão sob sua tutela. Precisamos reduzir esses números e isso só vai acontecer quando houver uma maior conscientização de todos nós”, disse a vereadora.

A oportunidade de aprender a partir dos cases apresentados pela médica veterinária foi ressaltada pelo vereador Ricardo Miranda (REPUBLICANOS). Ele também parabenizou as ações do grupo. “Brevemente vamos agendar uma visita a essa entidade para conhecermos de perto as suas atividades e, quem sabe, ter uma equipe especializada como essa em nosso município”, ponderou Miranda.