Pular para o conteúdo

Programa de Agricultura Familiar Social (PAFS) é iniciado na Vargem

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A Prefeitura de Mariana visitou os primeiros grupos de famílias contempladas pelo PAFS.

O Programa de Agricultura Familiar Social (PAFS) provém da Lei nº 3.429, de 19 de maio de 2021, e visa incentivar a produção de alimentos cultivados por hortas domésticas ou comunitárias. O principal objetivo é diminuir o efeito da pobreza, assegurar alimento para as famílias em vulnerabilidade e promover alimento saudável e sem agrotóxicos para o município de Mariana e região.

O programa pretende durante 12 meses, contemplar com auxílio financeiro e insumos para plantio, 100 famílias residentes dos distritos de Mariana, previamente selecionadas por um Assistente Social e que estejam em situação de vulnerabilidade, na qual não é permitido o acúmulo de auxílio financeiro de outros programas sociais do Município. 

Os alimentos produzidos terão uma parte destinada ao consumo das famílias assistidas e outra parte destinada para a cidade de Mariana. Seis famílias já foram selecionadas, em Vargem (Serra Teodoro), onde as atividades se iniciaram com a implantação de uma horta coletiva. Lucia Helena, aderente ao programa, diz que “este projeto será uma benção porque é uma renda a mais para ajudar com os filhos e a casa”, destacou.

Segundo as participantes, em Serra Teodoro, há poucas oportunidades de emprego e por possuírem filhos crianças, o trabalho fora do subdistrito é algo difícil. “Eu gostei mais ainda porque eu posso ficar dentro de casa cuidando do meu filho e ainda trabalhando no plantio”, afirma Efigênia. 

O sonho coletivo das participantes, é de se tornarem uma cooperativa que possa produzir e fornecer alimentos aos sacolões e feiras. Desde o dia 04 de janeiro de 2022 elas têm se movimentado, junto ao apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, para executar o programa. “O que eles falavam que precisavam a gente ajudava! Teve muito esforço e suor”, relata Maria Cecília.  Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento e Cidadania, pelo número (31) 3558-2585.