Pular para o conteúdo

Distrito Cachoeira do Brumado mobiliza população local em dia D

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A ação mobilizou os moradores do distrito para conscientização sobre a Coleta Seletiva e cuidados com o meio ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente, a Defesa Civil e a CAMAR (Associação de Catadores de Mariana), realizou o dia D com a comunidade de Cachoeira do Brumado. A ação mobilizou os moradores do distrito para conscientização sobre a Coleta Seletiva e cuidados com o meio ambiente.

A mobilização iniciou no trevo, onde foi realizada uma catação do lixo deixado à beira da via. Após o “Trajeto Caminho Limpo”, a concentração aconteceu no adro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, com os alunos da Escola Estadual Dona Reparata, em que os estudantes foram orientados sobre o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados e quais são os dias em que a CAMAR realiza a coleta.

Durante a ação, as crianças contaram com um espaço lúdico, pintura facial pula-pula, algodão doce e pipoca. Foram momentos de lazer, que uniram conscientização e diversão, em um mesmo lugar e para todas as crianças. Maria da Conceição Aparecida, presidente e fundadora da CAMAR, ressalta a ação integrada, “o trabalho de conscientização que realizamos desde 2008 é em prol do planeta e do meio ambiente, mas é importante que cada um de nós faça a sua parte”, ressaltou.

Em 2021, 777 mil toneladas de lixo foram recolhidos nas ruas de Mariana através da CAMAR. A coleta acontece de forma programada em cada localidade e é importante o esforço coletivo da população dos bairros e distritos. A separação do lixo em reciclável e não reciclável é um ato de cidadania e auxilia na preservação do meio ambiente, na saúde pública, reduz a exploração dos recursos naturais e o consumo de energia, gera trabalho e renda para os catadores, além de muitos outros benefícios. Faça a sua parte!