Pular para o conteúdo

Zema: Rompimento da barragem em Mariana terá acordo ainda este ano

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Nova rodada de negociações aconteceu neste terça-feira (3), em Brasília.

O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu.rLocal: Distrito de Bento Rodrigues, Município de Mariana, Minas Gerais.rrFoto: Rogério Alves/TV Senado

Deve ser definido em junho o novo acordo de Mariana, que trata da repactuação do Rio Doce e das ações de reparação e recuperação das áreas destruídas em função do rompimento da barragem de Fundão, da empresa Samarco, no município, em 2015.

            O governador Romeu Zema esteve em Brasília nesta terça-feira (3/5) para mais uma rodada de reuniões com as Defensorias Públicas de Minas Gerais, Espírito Santo e da União, além de Ministérios Públicos dos dois estados e do governo federal. “O acordo de Brumadinho é uma inspiração, um modelo para a renegociação de Mariana, que é mais complexa, envolve número maior de municípios atingidos, dois estados e a União. Demos mais alguns passos. Tudo indica que no mês que vem deveremos ter algum desfecho. Esta é a expectativa”, disse Zema.

            As partes envolvidas querem acelerar e dar efetividade ao processo de reparação e recuperação da área atingida. Ao todo, 19 pessoas morreram na tragédia em Mariana e milhares de quilômetros foram devastados entre Minas Gerais e o Espírito Santo acarretando sérios danos ambientais e socioeconômicos.

            De lá pra cá, moradores e municípios atingidos pelo rompimento da barragem cobram na justiça seus direitos e ainda enfrentam consequências. O processo pouco avançou.