Pular para o conteúdo

Governador diz que acordo de Mariana está sendo costurado ‘a seis mãos’

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

"É um acordo costurado a seis mãos nesse caso: estados, Espírito Santo e Minas, e União. Mas não temos nenhum desfecho, caminhamos hoje alguns passos. Tudo indica que no mês que vem poderemos ter aí um desfecho", afirmou o governador, sem mencionar a participação dos representantes dos atingidos.

O Globo

O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) participou de reunião no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasilia, nesta terça-feira (3), sobre a repactuação do acordo em função do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que ocorreu em novembro de 2015.

.

O CNJ é responsável por intermediar a negociação que também envolve o estado do Espírito Santo, representado na reunião pelo secretário de governo, Álvaro Rogério Duboc Fajardo. O estado vizinho a Minas está envolvido porque a tsunami de lama de rejeitos da mineração de ferro, de responsabilidade das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, alcançou a Bacia do Rio Doce e chegou ao litoral pela foz do rio. 

.

Segundo Zema, as negociações estão avançando de forma satisfatória e envolvem Defensorias Públicas e Ministérios Públicos dos dois estados.

“É um acordo costurado a seis mãos nesse caso: estados, Espírito Santo e Minas, e União. Mas não temos nenhum desfecho, caminhamos hoje alguns passos. Tudo indica que no mês que vem poderemos ter aí um desfecho”, afirmou o governador, sem mencionar a participação dos representantes dos atingidos.

Nos dois estados, moradores das comunidades impactadas se organizam em fóruns, desde 2016, com apoio de universidades e movimento dos atingidos por barragens (MAB).  

De acordo com a assessoria de Zema, a reunião com os atingidos está marcada para a próxima semana, mas até esta publicação não confirmou se o governador irá participar. 

Ainda segundo Zema, o acordo de Brumadinho – referente à tragédia do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, de responsabilidade da Vale – está servindo de inspiração para o acordo do Rio Doce, mas enfatizou que o caso de Mariana é “muito mais complexo, porque envolve um número maior de municípios atingidos, envolve dois estados e a União, são vários atores”. 

No caso de Brumadinho, o acordo com a Vale foi negociado diretamente pelo governo do Estado com a mineradora. Também assinam o documento o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Defensoria Pública (DPMG). Entidades e associações dos atingidos não participaram oficialmente da elaboração do acordo.

Dos R$ 37 bilhões que serão desembolsados pela Vale, o governo de Minas realizou consulta pública nos municípios atingidos para receber sugestões de obras e definir as prioridades para a utilização de R$ 3,4 bilhões. O valor será destinado a obras em Brumadinho e em outras 25 cidades da Bacia do Paraopeba.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/zema-afirma-que-acordo-de-mariana-esta-sendo-costurado-a-seis-maos-1.2662770

.

Foto: O globo