Pular para o conteúdo

Foi assinada a ordem de serviço para início das obras de restauro do Casarão da Rua Direita

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O local receberá reparos em toda sua estrutura, além de adequações para pessoas com necessidades especiais.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Obras, assinou a Ordem de Serviço que permite o restauro do Casarão da Rua Direita, local onde será implantada a segunda parte do Museu da Cidade. O evento, que aconteceu na recém restaurada Casa do Conde de Assumar, onde será instalada a primeira parte do Museu, contou com a presença de representantes do BNDES, do Instituto Vale Cultural, do Instituto Pedra, dentre outras instituições envolvidas no Projeto. 

            A casa, localizada em uma das principais ruas do centro histórico de Mariana, foi construída no século XVIII e tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 1938. O local receberá reparos em toda sua estrutura, além de adequações para pessoas com necessidades especiais, ações de combate a incêndios e toda a estrutura para implantar o espaço de exposições. 

            Com o investimento de R$6.150.000,00, por meio de recursos do Programa “Resgatando a História” do BNDES, do Instituto Cultural Vale e da Prefeitura de Mariana, a casa será completamente restaurada: “a recuperação do patrimônio deve ser prioridade no Brasil, com o programa Resgatando a História nós conseguimos dobrar o volume de recursos para esses projetos de recuperação do patrimônio histórico. Em meio a mais de 100 projetos, nós selecionamos 21 daqueles de maior necessidade e importância, dentre eles, este que estamos assinando hoje em Mariana”, declarou o Superintendente do BNDES, Julio Leite. 

            Sendo uma iniciativa do Banco BNDES, o programa “Resgatando a História” é uma alternativa que visa dar apoio financeiro à recuperação do patrimônio histórico que tem o objetivo de restaurar e revitalizar o patrimônio material, imaterial e os acervos memoriais de todo o país. 

            Por meio de parcerias com empresas, como o Instituto Cultural Vale, o projeto propõe dobrar o valor que essas empresas destinam aos investimentos em restauros por todo o país. Assim, o patrimônio histórico é valorizado, podendo ser revitalizado, garantindo que a história seja preservada em todo o Brasil. 

            Com a assinatura da Lei de Criação do Museu da Cidade garantida no dia 09 de fevereiro de 2022, o Museu de Mariana começa a ser planejado e preparado para receber toda a estrutura museológica que contará, por meio de imagens e artefatos, toda a história da Primaz de Minas, desde a chegada dos bandeirantes, no final do século XVII, até os dias de hoje.             

Com a proposta do Museu da Cidade ser instalado na Casa do Conde de Assumar, um dos monumentos mais tradicionais presente no Centro Histórico de Mariana, o espaço passou por um longo período de obras de restauros, reformando toda sua estrutura, valorizando todo o espaço e sua história. Agora, o Casarão da Rua Direita, que receberá a segunda parte do Museu, será completamente restaurado para que em breve todo acervo museológico seja instalado nas duas partes do museu.