Na última terça-feira (12) aconteceu mais um momento marcante para a criação do Museu da Cidade, em Mariana. Na Casa do Conde de Assumar, onde será instalada a primeira parte do museu houve o ato de assinatura que garante a restauração do Casarão da Rua Direita, local onde será instalada a segunda parte do acervo museológico.
A casa, localizada em uma das principais ruas do Centro Histórico de Mariana, foi construída no século XVIII e tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, no ano de 1938. O local, que possui uma ligação com os fundos da Casa do Conde de Assumar, receberá reparos em toda sua estrutura, além de adequações para portadores de necessidades especiais, ações de combate a incêndios e toda a estrutura para implantar o espaço de exposições.
Com a previsão de entrega das obras marcadas para o primeiro semestre de 2023, serão investidos R$6.150.000,00 com recursos do programa “Resgatando a História” do BNDES, do Instituto Cultural Vale, da Prefeitura de Mariana, e com apoio da Lei de Incentivo a Cultura, recuperando, assim, e valorizando o patrimônio histórico e cultural do município.