Pular para o conteúdo

Programa ‘Cinema na Cidade 2022’ é sucesso em retomada dos eventos presenciais

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Foram duas noites de atrações culturais na Praça Gomes Freire em Mariana.

20220319 - MARIANA-MG - CINEMA NA CIDADE na Praa Gomes Freire -Exibi‹o do document‡rio ÒRaoneÓ, dirigido por Camila Santana. Foto Leo Lara/Universo Produ‹o

Iniciou em Mariana na última semana o calendário de atividades da edição 2022 do programa Cinema na Cidade. A atração, realizada pela Universo Produção com patrocínio da Cedro Mineração, promoveu, nos dias 18 e 19 de março, uma programação gratuita e diversificada, com exibição de filmes brasileiros, shows musicais e espetáculo de mágica que atraiu o público da cidade em dois dias de evento. Foram beneficiadas mais de 1.000 pessoas, que acompanharam as atrações culturais na Praça Gomes Freire, um dos cartões postais da cidade histórica mineira. 

O público conferiu dois longas- “O Palhaço” e “A Sogra Perfeita” -, e também 11 curta-metragens: as ficções “Rua Dinorá”, “Traz outro amigo também” e o documentário “Raone”, além de produções marianenses viabilizadas pela Lei Manoel da Costa Athaíde, que destacam aspectos histórico-culturais do município. Foram elas: os documentários “Voo Cultural”, “JanElas”, “Mariana – MG | Um novo olhar”, os clipes musicais “Pobre, Alphonsus!” e “Ato II – O poeta”; a videoarte “Ismália Alphonsus de Guimaraens”, a animação “Sou minero de mina” e o filme do espetáculo de marionetes “Homenagem a Alphonsus – Trilogia de poesias Capítulo 03″. 

Para além da telona, a cultura de Mariana esteve em destaque também no palco. A programação cultural contou com duas apresentações musicais de artistas locais: o cortejo sonoro da Barroco Jazz Band e o show do grupo Samba de Sobra, com a participação do artista João Fernandes. E ainda um espetáculo de mágica com o Mágico Caio. 

Para o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, receber o programa Cinema na Cidade na Praça Gomes Freire é um atrativo muito grande, principalmente para o turismo e para economia local. “Mariana sofreu muito nos últimos anos, com o rompimento da Barragem de Fundão, quando muitas empresas fecharam as portas e muitas pessoas perderam seus empregos. Agora, queremos trazer alegria novamente para a população, por isso é um prazer receber esta edição do evento e esperamos que retorne mais vezes”, destacou.             

O Gerente de Relacionamento com Comunidades e Institucional da Cedro Mineração, Hélcio Martins Borges, salientou a importância da iniciativa. “Essa participação no desenvolvimento local agrega valor e faz com que o município seja reconhecido nacionalmente”. O gestor apontou ainda que o patrocínio da Cedro ao programa Cinema na Cidade, expressa o diferencial da empresa de mineração. “Buscamos atuar de forma responsável e com sustentabilidade, no relacionamento com as instituições e com as comunidades”.