Pular para o conteúdo

Prefeitura de Mariana realiza a primeira reunião do NUPDEC no Bairro Santo Antônio

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O grupo conta a colaboração voluntária de cidadãos que vivem em áreas de risco.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Defesa Social e Defesa Civil, realizou no último dia 16 a primeira reunião do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil – NUPDEC do Bairro Santo Antônio. O grupo conta a colaboração voluntária de cidadãos que vivem em áreas de risco e desejam prevenir desastres e diminuir os impactos causados por esses eventos.

Os agentes da Defesa Civil buscam capacitar os moradores do bairro para serem aptos a atuarem em casos de deslizamentos de terra, enchentes e situações de risco. Além disso, realizam cursos de primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção de acidentes domésticos e estudos geotécnicos. A intenção é mobilizar o corpo social para atuar imediatamente, caso tenha alguma situação de emergência.

De acordo com a agente de Defesa Civil, Rosana Lima, a população deve estar integrada à atuação em situações de desastres, pois muitas vezes os agentes não conseguem chegar imediatamente ao local de emergência, mas os moradores já estão inseridos naquela realidade e em contato direto com o ocorrido, por isso, ao serem capacitados, poderão atuar diretamente e evitar perdas humanas e materiais.           

A reunião também contou com a participação dos agentes do Corpo de Bombeiro Militar, o Tenente Torres e o Major dos Anjos. Ambos explicaram sobre os cuidados domésticos para evitar acidentes na cozinha e a intoxicação com produtos de limpeza.