Pular para o conteúdo

Em testes gratuitos, baixos índices da Covid-19 foram detectados em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A testagem aconteceu na Praça da Sé, no Centro, local onde tem bastante fluxo de pessoas.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 370 testes gratuitos em pessoas assintomáticas na última sexta-feira (18) e sábado (19). A testagem aconteceu na Praça da Sé, no Centro, local onde tem bastante fluxo de pessoas e teve o objetivo de avaliar o quadro epidemiológico da Covid-19 no município, na busca de estratégias para garantir a saúde da nossa população e avançar no monitoramento do vírus na cidade.  

Foram 236 testes no primeiro dia e 134 no segundo dia, com disponibilidade para atender até mil pessoas. O método utilizado na detecção do vírus foi o teste rápido antígeno e trouxe números significativos que demonstram o avanço do combate à doença no município. Apenas 2,43% das pessoas testadas, deram positivo para a Covid-19 e foram orientadas pelos profissionais da saúde a procurar a Unidade de Pronto Atendimento.   

Luciana Oliveira Silva, Chefe do Departamento de Assistência Laboratorial do município, citou a importância dessa sondagem em massa na conjuntura atual. “Na ação, dentre o público testado, tivemos a testagem de estudantes de faixa etária variada e diversos professores, assim, também foi importante no contexto da volta às aulas presenciais no ensino fundamental, médio e superior. Essa ação nos mostrou que estamos vivendo tempos otimistas, já que tivemos um número baixo de infectados detectados”.              

Segundo dados divulgados no último vacinômetro com informações coletadas em 14 de março de 2022, o município de Mariana ultrapassou a marca de 90% de vacinados (público vacinável) com a primeira dose da vacina e 85,5% com o esquema vacinal completo. É importante ressaltar que mesmo com os números satisfatórios, devemos continuar com os cuidados necessários e principalmente com o cumprimento do esquema vacinal completo para que mais medidas de flexibilização possam ser adotadas, como o uso de máscara facultativa em espaços abertos.