Pular para o conteúdo

Circovolante grava primeiro álbum musical “O Circo de Cada Um”

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O trabalho é fruto de uma parceria com o Museu da Música de Mariana, o primeiro museu da América Latina no gênero.

O Circovolante está lançando o seu primeiro álbum – O Circo de cada um – para delírio dos amantes da história e cultura circense-musical. O projeto vem ao ar no dia 24 de março em todas as plataformas digitais e conta com 9 obras inéditas, de autoria musical diversa, com letras escritas por João Pinheiro e cantadas por ele e Xisto Siman. O trabalho é fruto de uma parceria com o Museu da Música de Mariana, o primeiro museu da América Latina no gênero.

O material busca revelar aos olhos e ouvidos do público a cultura musical dos circos que circulavam pelas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Juiz de Fora e localidades do entorno, entre meados dos séculos XIX e XX.  Naquele período, a chegada dos circos a Minas Gerais trazia em seus espetáculos a trilha sonora mais diversa possível, modificando a atmosfera destas localidades.            

Os Artistas que integravam as companhias convidavam os músicos dos lugares por onde passavam a participarem de seus números, e os inspirava a comporem obras musicais adaptadas ao picadeiro. A partir dos manuscritos disponíveis no acervo do Museu da Música de Mariana (reconhecido como Memória do Mundo, da América Latina e do Caribe pela Unesco) foi realizado um levantamento e uma curadoria pelos colaboradores Sidione Viana e Vítor Gomes.

O artista João Pinheiro, neste encontro com as partituras, permitiu ao Circovolante imaginar, cantar e contar histórias de um circo que ele vive e faz no seu dia a dia, que se reinventa na cabeça do artista e nos sonhos do público: O circo de cada um. A obra também recebeu contribuições de Karen Ávila (captação) e da equipe musical, com Sidione Viana (flautim, flauta e saxofones), Maria Emília Dutra (flauta – participação especial na faixa Gisele), Vivian Fernandes (clarineta), Tiago Viana (trompete), Wesley Procópio (trombone, oficleide e saxhorns), Arjuna Rama (tuba) e o incrível naipe de percussão escrito e gravado como um dos últimos trabalhos do músico e pesquisador Oscar Bolão.

No dia 27 de março, dia nacional do circo, o Circovolante fará uma ação especial, tendo as letras e músicas do álbum como mote, que poderão ser acessadas em suas redes sociais @circovolante. O Circo De Cada Um, além de reinventar parte da cultura circense-musical, possibilita a trupe compartilhá-la com todos os amantes do circo, ou seja, com o mundo!

O CIRCO DE CADA UM foi realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc/2020 e foi coordenado pelo músico e pesquisador Vitor Gomes, do Museu da Música de Mariana, em parceria com o Circovolante.