Pular para o conteúdo

Celebrações presenciais são confirmadas em cidades históricas de MG durante a Semana Santa

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

"As atividades voltam ao que eram antes de pandemia, mas com todos os cuidados necessários”, afirma o padre Adilson Luiz Umbelino Couto, pároco da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto.

Foto: FOTO: ÉLCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA

Tradições seculares retornam às ruas das cidades históricas a partir do dia 10 de abril. Depois de dois anos de celebrações virtuais, Minas Gerais é novamente o principal palco da Semana Santa.

.

Com o abrandamento das restrições contra a Covid-19 em várias cidades, inclusive com flexibilização do uso de máscara, destinos historicamente turísticos nesta época do ano, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João del-Rei, Tiradentes, Santa Luzia e Sabará, se dizem preparados para receber fiéis e turistas para a festividade religiosa.

.

“As atividades voltam ao que eram antes de pandemia, mas com todos os cuidados necessários”, afirma o padre Adilson Luiz Umbelino Couto, pároco da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto. 

.

Em Ouro Preto, logo após o feriado de Carnaval, começou a mobilização para a Semana Santa, com a celebração da via-sacra às quartas e quintas-feiras e a adoração do Santíssimo às sextas, seguida do Setenário das Dores (ritual litúrgico em latim, com cânticos compostos nos séculos XVIII e XIX, acompanhando as sete dores vividas por Maria ao longo da vida de Jesus), finalizando no dia 8 de abril.

.

Desde que a cidade ainda se denominava Vila Rica, há ainda alternância das paróquias – o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias e a Basílica de Nossa Senhora do Pilar – na organização da festa religiosa. Nos anos pares, como 2022, a responsabilidade é da paróquia do Pilar. 

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/turismo/minas-gerais-confirma-celebracoes-presenciais-durante-a-semana-santa-1.2637900

.

Foto: FOTO: ÉLCIO ROCHA | PREFEITURA DE MARIANA