O América alcançou feito histórico na noite desta terça-feira (15), ao superar o Barcelona de Guayaquil-EQU em pleno estádio Banco Pichincha, e garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Em sua primeira participação no principal torneio do continente, o Coelho, a partir de agora, entra para o seleto grupo dos 32 clubes sul-americanos que vão brigar pela “glória eterna”. A façanha desta noite no Equador é um dos passos mais brilhantes dos 109 anos de fundação do alviverde, naquela que tem sido considerada a temporada de ouro da história do clube.
.
Com o empate em 0 a 0 no jogo do Independência, quem vencesse o confronto no tempo normal em Guayaquil garantiria a vaga. No entanto, as equipes repetiram a igualdade sem gols no tempo normal, com destaque para o goleiro Jailson que, por pelo menos cinco vezes, evitou a vantagem equatoriana e foi o melhor em campo. Na cobrança de penalidades, deu Coelho por 5 a 4. Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura. Para o Barcelona, marcaram Piñatares, Byron Castillo, Emmanuel Martínez e Damián Díaz. Leonel Quiñoez parou em Jailson.
.
Na segunda fase, a equipe comandada pelo técnico Marquinhos Santos havia eliminado o Guaraní-PAR. Após perder no Horto por 1 a 0, levou a melhor no Defensores del Chaco por 3 a 2 no tempo normal e conseguiu avançar ao fazer 5 a 4 na disputa de pênaltis.
.
Além da vaga, o Coelho vai embolsar 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões) como premiação. O Barcelona, por sua vez, deixa a Libertadores e vai disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana.
.
Com a classificação assegurada, o América volta a campo no sábado (19), quando se despede do Campeonato Mineiro, contra o Tombense, às 16h30, no Independência, pela 11ª e última rodada da fase classificatória. Em sexto lugar, com 14 pontos, o Coelho não tem mais chance de ir à semifinal do Estadual.
.
.
Foto: Portal WSCOM / GE