Pular para o conteúdo

América vence nos pênaltis e garante classificação histórica na Libertadores

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Na cobrança de penalidades, deu Coelho por 5 a 4.

Foto: Portal WSCOM / GE

O América alcançou feito histórico na noite desta terça-feira (15), ao superar o Barcelona de Guayaquil-EQU em pleno estádio Banco Pichincha, e garantir vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Em sua primeira participação no principal torneio do continente, o Coelho, a partir de agora, entra para o seleto grupo dos 32 clubes sul-americanos que vão brigar pela “glória eterna”. A façanha desta noite no Equador é um dos passos mais brilhantes dos 109 anos de fundação do alviverde, naquela que tem sido considerada a temporada de ouro da história do clube.

.

Com o empate em 0 a 0 no jogo do Independência, quem vencesse o confronto no tempo normal em Guayaquil garantiria a vaga. No entanto, as equipes repetiram a igualdade sem gols no tempo normal, com destaque para o goleiro Jailson que, por pelo menos cinco vezes, evitou  a vantagem equatoriana e foi o melhor em campo. Na cobrança de penalidades, deu Coelho por 5 a 4. Wellington Paulista, Iago Maidana, Felipe Azevedo, Índio Ramírez e Juninho Valoura. Para o Barcelona, marcaram Piñatares, Byron Castillo, Emmanuel Martínez e Damián Díaz. Leonel Quiñoez parou em Jailson.

.

Na segunda fase, a equipe comandada pelo técnico Marquinhos Santos havia eliminado o Guaraní-PAR. Após perder no Horto por 1 a 0, levou a melhor no Defensores del Chaco por 3 a 2 no tempo normal e conseguiu avançar ao fazer 5 a 4 na disputa de pênaltis.

.

Além da vaga, o Coelho vai embolsar 3 milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões) como premiação. O Barcelona, por sua vez, deixa a Libertadores e vai disputar a fase de grupos da Copa Sul-Americana.

.

Com a classificação assegurada, o América volta a campo no sábado (19), quando se despede do Campeonato Mineiro, contra o Tombense, às 16h30, no Independência, pela 11ª e última rodada da fase classificatória. Em sexto lugar, com 14 pontos, o Coelho não tem mais chance de ir à semifinal do Estadual.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/superfc/america/america-garante-classificacao-historica-e-vai-a-fase-de-grupos-da-libertadores-1.2633950

.

Foto: Portal WSCOM / GE