Pular para o conteúdo

Estudo relata que Covid eleva em 72% o risco de insuficiência cardíaca

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os cientistas compararam dados médicos de 150 mil veteranos que sobreviveram à Covid com outros dois grupos de pessoas que não foram infectados.

Foto: Reprodução/IME

Um estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, e publicado na revista Nature comprovou numericamente o que muitos cardiologistas já verificavam na prática: pessoas que tiveram Covid estão propensas a desenvolver problemas cardiovasculares até um ano após a infecção. Até mesmo quem teve sintomas leves pode ter complicações futuras.

.

Os cientistas compararam dados médicos de 150 mil veteranos que sobreviveram à Covid com outros dois grupos de pessoas que não foram infectados. O cruzamento das informações permitiu observar que as pessoas que tiveram contato com a doença, mesmo com sintomas mais leves, tiveram 52% mais chances de ter um acidente vascular cerebral (AVC) e 72% mais risco de desenvolver insuficiência cardíaca, em relação aos grupos de controle. 

.

Segundo Antônio Bahia Neto, presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia, o estudo vem corroborar uma realidade observada pelos especialistas. “Quanto mais grave é a manifestação aguda da Covid, maiores são as chances de desenvolver complicações cardiovasculares de forma geral. Mas quem teve sintomas leves também pode desenvolver um problema”, explica o médico. 

.

Por isso, até mesmo para as pessoas vacinadas ou que tiveram sintomas gripais após a infecção pela ômicron, a recomendação é procurar por um cardiologista para avaliar a saúde do coração. Não só pelo vírus em si, mas também por outras questões impostas pela pandemia. 

.

“Existe uma questão multifatorial provocando um maior número de mortes por doenças cardiovasculares, além da Covid. A pandemia trouxe uma mudanças comportamentais, como aumento do estresse, do sedentarismo e de hábitos inadequados, como comer, fumar e beber mais”, explica Bahia. 

.

Dados da  Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) indicam que, em janeiro de 2022, houve no Brasil um aumento de 20% em mortes por AVC, 19% por causas cardiovasculares inespecíficas e 17% por infarto em relação ao mesmo mês do ano passado. 

.

E a tendência é de haver uma crescente de mortes por doenças cardiovasculares pelos próximos anos, segundo o cardiologista. “Antes da pandemia, já havia uma expectativa de crescimento, porque a população está vivendo mais e tendo hábitos inadequados. Mas com a Covid e as complicações, a expectativa passou a ser de um crescimento exponencial de mortes por doenças cardiovasculares”.

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/covid-eleva-em-72-o-risco-de-insuficiencia-cardiaca-diz-estudo-1.2618309

.

Foto: Reprodução/IME