Pular para o conteúdo

Projovem inseriu 300 jovens e empresas recebem os novos profissionais

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os jovens passaram por testes vocacionais, a fim de levá-los a expressar seus gostos e interesses.

Em abril de 2021, foi sancionado o Projovem, programa que faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento e Recuperação Econômica do município, implantado com o intuito de minimizar os impactos gerados pela pandemia da Covid-19. Desde então, foram inseridos 300 jovens, com idade entre 16 e 21 anos, no qual encontram-se trabalhando nos comércios que aderiram à iniciativa e, assim, se tornaram empresas cidadãs.

            O programa incentiva as atitudes de cooperação, liderança, postura profissional, reintegração na vida escolar, continuidade dos estudos e promove ações voltadas ao empreendedorismo, como melhoria do desempenho pessoal e profissional dos jovens. Além desse vínculo, eles realizam capacitações semanais com aulas teóricas e práticas e, em parceria com o Senar, Sebrae e Senac, e também cursos de qualificação profissional com intuito de se prepararem para o mercado de trabalho.

            Os jovens passaram por testes vocacionais, a fim de levá-los a expressar seus gostos e interesses, reconhecendo e aprimorando suas habilidades. Todo processo foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos, professores, dentre outros, garantindo todo suporte aos integrantes.

            Yuri dos Santos, faz parte do programa, desde setembro de 2021, e conta como as capacitações foram essenciais para seu aprendizado. “Passamos por diversos cursos e recebemos orientações muito importantes. Como se portar, tratar um cliente, vestir adequadamente e várias outras coisas. Esses ensinamentos foram fundamentais e nos ajudaram não somente na vida profissional, mas também refletiu em nossa vida pessoal. Os profissionais elevaram a nossa autoestima e também nossa forma de pensar”, afirmou.

            Rodrigo Maia é outro integrante do programa e conta sobre a importância do Projovem na sua vida. “Não tenho palavras para expressar minha gratidão ao programa, realmente é o que nós jovens precisávamos. Ter uma renda fixa nesta fase que é tão crítica e cheia de mudanças para grande maioria, possibilita uma gama de investimentos enormes em nosso futuro”, evidenciou.

            Mais de 60 empresas foram cadastradas na sede e nos distritos e já recebem, capacitam e orientam o desempenho das atividades realizadas no ambiente de trabalho, acompanham a assiduidade, pontualidade e o desenvolvimento do trabalho desenvolvido pelos jovens. 

            A Prefeitura arca com as despesas, como salário e cursos. A medida garante aprendizado, trabalho em equipe, eficiência e carga profissional. Além desse incentivo e apoio aos jovens em sua primeira inserção no mercado de trabalho, o programa garante, também, a mão de obra de forma gratuita aos comerciantes locais.

            A empresária Cynthia Brasileiro, proprietária da franquia Wizard – Curso de Idiomas, unidade de Mariana, aderiu ao Projovem, e hoje, conta com mão de obra gratuita e qualificada. “Há quatro meses recebi uma integrante do programa e considero que seja uma via de mão dupla, tanto para o jovem que está a procura de um primeiro emprego, quanto para nós empresários, que temos a oportunidade de ensinar os ofícios de uma primeira profissão. Estou muito feliz pela experiência”, ressaltou.

CONFIRA AS EMPRESAS QUE ADERIRAM AO PROJOVEM:

3T Logística e Equipamentos

Academia Cachoeira

A.M modas

Américo Motos

Armazém Bandeirantes

Ateliê de Beleza Gislaine Belo

Beta Engenharia

Cad Informática

Carla Talma Lamarca

Casa de Cultura

Centro automotivo AGM

CER digital

CGC transportes

Chequemate

Comercial São Sebastião

Divino Toque

Drogaria Americana

Élcio Rocha

Escola de Idiomas Wizard

Festejus

Fisioposturar

Fórmula locações

Fórum

Francine Maira

Gaia

Geraldo Correia

Hospital Monsenhor Horta

Kilo Kids

Laboratório Vanderlei Machado

Larcon

Lilás Moda Íntima

Masterix

Mediar

Mercado Cachoeira

Mercado Monsenhor Horta

Mercearia Bom Jesus

Mina de Passagem

Minimercado Ponto Final

Miranda Contabilidade

MP Serviços e Transportes

Murici Material de Construção

Oficina Autoelétrica

Droga Rede

Padaria Águas Claras

Padaria Bandeirantes

Padaria Cantinho do Pão

Padaria Padre Viegas

Padaria Pão Nosso Cachoeira do Brumado

Papelaria Cachoeira

Petshop Cão e Cuidado

Polícia Militar

Porto e Souza

Recanto do Animal

Seven Bike

Studio Life Fit

Veterinária Gameleira

Veterinária Inconfidentes

Vírgula Gráfica

Vitrine da Marta

Xulezinho Calçados