Pular para o conteúdo

Ações em combate à dengue se intensificam em Mariana

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde ressalta que todos os Agentes de Combate à Dengue estão vacinados contra a Covid-19.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde e da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, está intensificando as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti e realizando mutirões de limpeza nos bairros da cidade. 

            As ações iniciaram no Bairro Rosário e seguem um cronograma disponibilizado ao final da matéria, que contempla os principais bairros identificados com índices elevados de infestação do mosquito. Dentre as intervenções que estão sendo realizadas, há a remoção dos inservíveis que acumulam água, tratamento com larvicida dos depósitos que não podem ser eliminados e conscientização da população sobre as formas de se evitar a proliferação do agente transmissor da Dengue.

            Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde, o município está em alerta por terem sido registrados altos índices no último relatório do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Segundo dados informados, a média de infestação no município é de 5,78%. Este indicador está muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde como satisfatório, cuja recomendação é menor que 1%, com bairros como o Condomínio Del Rey chegando a 14,2%. 

            O principal problema enfrentado pelos profissionais é a resistência da população em permitir a entrada dos Agentes de Endemias nas residências para serem realizadas as medidas preventivas de combate ao vetor. A Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde ressalta que todos os Agentes de Combate à Dengue estão vacinados contra a Covid-19 e adentrarão nas residências seguindo todos os protocolos sanitários de saúde e segurança. 

            O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e das outras arboviroses – Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana. Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou manchas vermelhas na pele é recomendado procurar a Unidade Básica de referência.

Confira o cronograma dos mutirões de limpeza nos bairros do município:

07/02 a 11/02: Rosário

14/02 a 16/02: Barro Preto

17/02 e 18/02: Morada do Sol

21/02: Condomínio Del Rey e Bairro Fonte da Saudade

22/02 e 23/02: Santo Antônio 

24/02 e 25/02: São Gonçalo As datas do cronograma estão sujeitas a alterações. Para mais informações, ligue para o setor de Vigilância em Saúde através do número (31) 3558-2653.