Pular para o conteúdo

Covid-19: Detectada em BH Linhagem da variante ômicron

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Amostras colhidas em um paciente infectado pela Covid-19 na capital identificaram a cepa na última sexta-feira (11). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, após um trabalho do Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (Vigem-MG).

Foto: Reprodução/MoonBH

A linhagem da variante ômicron BA.2 – 21L, encontrada em outros países e em estados brasileiros, também circula em Belo Horizonte. Amostras colhidas em um paciente infectado pela Covid-19 na capital identificaram a cepa na última sexta-feira (11). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde, após um trabalho do Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (Vigem-MG). 

.

Para chegar à identificação inicialmente foi feita a caracterização da ômicron por genotipagem. O procedimento foi feito pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG. Após as análises preliminares foi realizado o sequenciamento do genoma pelo Laboratório de Biologia Integrativa da UFMG que confirmou a presença da sublinhagem. 

.

De acordo com o coordenador da Rede Corona-Ômica BR-MCTI, Fernando Spiki, o perfil da BA.2 é semelhante ao da ômicron, mantendo o potencial alto de transmissibilidade. “Por isso é muito importante manter os mesmos cuidados já divulgados por diversos especialistas. É importante completar o ciclo da vacinação, usar máscaras N95, lavar sempre as mãos e manter o distanciamento sempre que possível”, declarou em nota. 

.
 
O pesquisador ainda afirmou que o monitoramento feito é importante para acompanhar eventuais alterações no padrão de disseminação, manter o monitoramento da eficácia da vacina, entre outras aplicações. Integram o Vigem-MG membros da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Laboratório de Biologia Integrativa da UFMG, Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da UFMG e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/linhagem-da-variante-omicron-e-detectada-em-bh-1.2613592

.

Foto: Reprodução/MoonBH