Publicada no último dia 28, a portaria que traz novas medidas de controle para eventos em Belo Horizonte passou a valer no último dia 31. Uma das principais mudanças é a necessidade de apresentar além do cartão de vacina, um teste com resultado negativo para a Covid-19 realizado 72 horas antes do evento.
As novas restrições valem para eventos em locais licenciados ou mediante licenciamento, para eventos, com público acima de 500 pessoas, como: jogos de futebol, atividades de casas de shows, discotecas, danceterias, salões de dança e espetáculo circense e eventos de corrida.
Os funcionários dos locais também devem apresentar a imunização completa e o teste negativo. Nos estádios de futebol, é de responsabilidade dos organizadores dos jogos testar os funcionários e colaboradores por meio dos testes dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno e conferir o comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 de cada um.
Já casas de teatro, de shows, de espetáculos e similares com público sentado de até 500 pessoas não precisarão exigir o comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 e de teste realizados até 72 horas antes da atividade, desde que não haja serviço de alimentação e de bebida.
O primeiro evento de maior porte com os novos protocolos foi na última terça-feira (1º) no Mineirão, quando a seleção brasileira enfrentou em venceu o Paraguai nas Eliminatórias da Copa. A capacidade máxima do local foi liberada para a partida.