Pular para o conteúdo

Orçamento 2022 é aberto e muicípio dá início ao cumprimento de metas

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As ações, que envolvem vários setores, são de médio e longo prazo e são aplicadas para promover o suporte e desenvolvimento das comunidades.

Na última semana a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Planejamento, Suprimentos e Transparência, realizou no Centro de Convenções um workshop para alinhar as ações pós abertura do orçamento de 2022. Com a participação de representantes de todas as 17 secretarias municipais, temas relacionados aos direcionamentos do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) foram abordados. Cada setor fará o estudo de atividades já elencadas dentro dos planos, para que elas sejam aplicadas de forma efetiva ao longo do ano.

Em 2021, a definição da LOA e PPA, ferramentas que norteiam serviços essenciais, projetos e demandas executadas pelo poder público, foi aprovada pela Câmara após participação ativa das lideranças de bairros, distritos e localidades na construção e elaboração das solicitações. As ações, que envolvem vários setores, são de médio e longo prazo e são aplicadas para promover o suporte e desenvolvimento das comunidades. Referente a LOA 2022, foi realizado o planejamento de curto prazo. Nela constam projetos que serão executados no próximo ano e as despesas fixas do município.

Entre todas as demandas postas ao executivo dentro do PPA, que trata das proposições de médio a longo prazo, se destaca o pedido de construção de unidades de ensino infantil, que foi requerido pelas associações dos distritos Cachoeira do Brumado e Santa Rita Durão e dos bairros Centro, Cabanas e Rosário. Outra demanda importante sugerida na audiência foi a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA Norte) na cidade, a conclusão da Estação de Tratamento no distrito de Padre Viegas e uma construção no distrito de Águas Claras. Foi sugerido também a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de Cachoeira do Brumado.