Na última semana a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Planejamento, Suprimentos e Transparência, realizou no Centro de Convenções um workshop para alinhar as ações pós abertura do orçamento de 2022. Com a participação de representantes de todas as 17 secretarias municipais, temas relacionados aos direcionamentos do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) foram abordados. Cada setor fará o estudo de atividades já elencadas dentro dos planos, para que elas sejam aplicadas de forma efetiva ao longo do ano.
Em 2021, a definição da LOA e PPA, ferramentas que norteiam serviços essenciais, projetos e demandas executadas pelo poder público, foi aprovada pela Câmara após participação ativa das lideranças de bairros, distritos e localidades na construção e elaboração das solicitações. As ações, que envolvem vários setores, são de médio e longo prazo e são aplicadas para promover o suporte e desenvolvimento das comunidades. Referente a LOA 2022, foi realizado o planejamento de curto prazo. Nela constam projetos que serão executados no próximo ano e as despesas fixas do município.
Entre todas as demandas postas ao executivo dentro do PPA, que trata das proposições de médio a longo prazo, se destaca o pedido de construção de unidades de ensino infantil, que foi requerido pelas associações dos distritos Cachoeira do Brumado e Santa Rita Durão e dos bairros Centro, Cabanas e Rosário. Outra demanda importante sugerida na audiência foi a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA Norte) na cidade, a conclusão da Estação de Tratamento no distrito de Padre Viegas e uma construção no distrito de Águas Claras. Foi sugerido também a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de Cachoeira do Brumado.